Bolo de Mel em Cofre de Chocolate de Leite

Pão de Mirtilos - Bilberry Bread

De passagem pela loja IKEA na noite de sexta-feira, a fim de comprar um tabuleiro rectangular, antiaderente (dentro de alguns dias vão saber para o que vai servir, algo divinal, acreditem...), deparei-me com alguns pacotes de farinha pronta para pão, de Mirtilos e de Centeio à venda. Temendo que fossem iguais (quero dizer, demasiado salgadas para o meu gosto) trouxe apenas um pacote de farinha para pão com mirtilos ou como se diz em sueco Lingonbröd. Em boa verdade, trouxe também uma caixa de bolachas de gengibre e um pacote de "Christmas Black Leaf Tee" que tinha provado no natal passado em casa de amigos e de que eu e a C. gostámos bastante.
De volta ao nosso pão, ele tem a vantagem de poder ser feito na máquina ou à mão, como é desejo de muitos/as que visitam este blog. Tenham apenas em atenção que o pacote não tem qualquer instrução em português e o sueco não é definitivamente uma língua que nos seja familiar...! O ridículo é que as instruções estão afixadas ao lado da prateleira das farinhas e nós só damos pela sua falta, quando vamos deitar mãos-à-obra.
Feito e comido o Lingonbröd, a conclusão é de que tenho de lá passar a buscar mais um pacote...!


Ingredientes:

- 500g de farinha Lingonbröd (IKEA)
- 450ml de água
- 1 colher de açúcar
- 1 colher de chá de sal
- 1 pac de fermento em pó Vanhiné (ou equivalente, nesta caso utilizei o um dos pac's que acompanhava o pacote de farinha)

Preparação:

Siga o procedimento recomendado pelo fabricante da sua máquina. Quando ela terminar o seu Lingonbröd, prepare um chá "Christmas Black Leaf Tee" (à venda igualmente no IKEA) e sinta o Natal a aproximar-se...!


Imprimir a Receita

Comentários

Isabel (pipoka) disse…
Obrigada pelas dicas (de compras e em relação à falta de "instruções" do pão)...espero ansiosamente pela receita no tal tabuleiro rectangular (é que comprei um há uns dias, uma daquelas compras por impulso, e preciso de lhe dar utilização).
Anónimo disse…
Tb comprei dessa farinha e gostei muito desse pão. Aqui no IKEA de Matosinhos o pacote de farinha vinha com as instruções coladas.
Parabéns pelo seu blog. Tenho uma máquina de fazer pão e um livro com receitas especiais para a máquina mas as suas receitas são muito boas. Parabéns.
Isabel
Anónimo disse…
Olá =) Farinha Lingonbröd já faz então parte da lista de novas aquisições. Gostei muito da cor com que ficou este pão!
Beijinhos
risonha disse…
eu cada vez estou mais fã deste blog... por cá não tenho IKEA, mas assim que for onde haja um compro essa dita farinha.
Marizé disse…
Frustação!!!!
Estive no Ikea no Sábado, comprei o chá (que è uma delicia), mas a farinha ficou lá!

Beijocas
Se é de mirtilos só pode ser óptimo.
Carlos disse…
Querido amigo no dejas de asombrarme por tus maravillosas recetas.
Un abrazo
Fátima Correia disse…
caro chef
tenho experimentado varias receitas na minha maquina de fazer pão e todas elas têm ficado deliciosas, geralmente ca em casa so se pára de comer qd o pão ja vai a meio...
algumas das receitas estao no seu blog, que imprimi logo na primeira vistita, contudo algumas delas não está especificado qual o programa a usar nem qual o nivel de massa se deve seleccionar. na segunda questao nao tenho muitas dificuldades pois a minha maquina so tem dois niveis e como tenho varias receitas comparo as quantidades dos ingredientes e acabo por me decidir por um nivel ou por outro. No entanto no que se refere ao programa tenho mais dificuldades... por exemplo o ultimo k fiz foi o pao de leite e como nao indicava nada optei pelo pao branco, ficou muito bom, mas temo k numa proxima receita nao tenha a mesma sorte!O chef costuma usar sempre o mesmo programa e por isso nao o especifica no blog? Será k perdi alguma explicação que esteja no blog?
Uma última questão - qual é a sua receita de pao predileta?

Beijinhos docinhos Amitaf
Ana Prazeres disse…
A comprar da próxima vez que lá for! Adoro as sua chávenas, sou tarada por chávenas! Tenho imensas, uma de cada nação, para chás informais é a loucura, mas para chás formais entra em acção o serviço especial de chá.
Beijoca enorme, irmão escuta
Anónimo disse…
Oi;

Já sou fã incondicional do chá desde que o IKEA abriu, mas fazer pão em casa é que é daquelas coisas que ainda não me atrevi.

Contudo aqui fica a minha sugestão para acompanhamento do chá, daquele tipo de lanche "Confort Food", que nos faz sentir bem connosco mesmo e com o Mundo: Experimentem beber o chá sugerido com uma fatia de tarte de maçã caseira, daquelas com massa quebrada e nada mais como recheio, para além da maçã, açúcar de cana castanho, gengibre e canela. Querem mais Natal que isso?
Agdah disse…
Eu acho que alguns produtos da IKEA são locais. Nunca vi essa farinha por aqui.
Sylvia disse…
Que gostoso parece esse pao , bem diferente com Mirtillos, adorei a ideia
Rosa disse…
Tiene un aspecto estupendo. Me gusta experimentar con panes nuevos. Por algo me encanta tu blog.
Saudos
Ana Prazeres disse…
Guarde-os da próxima vez, vai ver que não se arrepende!
Quanto à soja, não quero que engane a sua dignissima, mas experimente começar pela soja à brás.
Um beijinho verde
Joaninha disse…
Caro Chef, as suas receitas continuam fantásticas como sempre :), parabéns! Só tenho pena é de ainda não ter uma máquina de fazer pão, caso contrário seria a perdição com a quantidade de receitas que teria de fazer por sua culpa. Adoro pão,não só por ser um alimento excelente para a nossa saúde mas também porque é delicioso.
Tenho visto as suas receitas no Tastespotting, e desde já os meus parabéns por isso. Já há muitos tempo que me questionava sobre se deveria publicar as minhas por lá (devido à língua) mas realmente faz todo o sentido. :)
Ficarei à espera de nova receita!
Abraços
colher-de-pau disse…
Quando Voltar ao Ikea, já tenho mais umas coisinhas para comprar.
Obrigada pelas sugestões!
Olá eu tive o mesmo problema, não achei as instruções em português, mas com meu marido estudou sueco antes de casar e ao todo deve saber aproximadamente umas 5 palavras, usei o dicionário que ele tem na estante, a verdade é que não ficou muito bom, acredito que tenha sido problema do dicionário. Vou fazer novamente mas agora com as suas indicações, depois conto.
Adoro seu blog parabéns.
Olá eu tive o mesmo problema, não achei as instruções em português, mas com meu marido estudou sueco antes de casar e ao todo deve saber aproximadamente umas 5 palavras, usei o dicionário que ele tem na estante, a verdade é que não ficou muito bom, acredito que tenha sido problema do dicionário. Vou fazer novamente mas agora com as suas indicações, depois conto.
Adoro seu blog parabéns.
Flor de Sal disse…
Maravilha! E já experimentou barrar esse pão com a compota fantástica de Mirtilos da Ikea??!!
É que a compota é mesmo um achado!!!!
Bjnhos
Mary Luce disse…
Sou uma padeira debutante, sem máquina de pão, mas com muita vontade de meter as mãos na massa. Parabéns pelo site, pelas receitas que parecem deliciosas (e simples).
Deixo como sugestão este site onde descobri que o pão feito em casa não é um "bicho mau".

http://ayearinbread.earthandhearth.com/
Anónimo disse…
Estou fazendo uma lista com os melhores blogs de gastronomia da net para que os internaltas possam escolher o melho! "A receita está no meu blog foi adicionado à lista.

Boa sorte!!!
Anónimo disse…
Comprei agora uma máquina de pão, ao que equivale 1 pacote de fermento Vanhiné, onde arranjo esse fermento? É quimico ou biológico?


Boas receitas.
virtual chef disse…
Caro/a Rjp, o fermento Vanhiné é fermento biológico e pode encontrá-lo em qualquer hipermercado. Obrigado pela visita e disponha sempre.
Boas receitas.
Sonia Pereira disse…
Olá

Comprei recentemente uma máquina de fazer pão e acabei de experimentar esta receita de pão de mirtilos. Fiquei um pouquinho decepcionada por não se notar os mirtilos e ficou-me um pão muito humido. Falha minha, ou é mesmo assim por ser pão sueco?
Parabéns pelo blog, está fantástico.