Bolo de Mel em Cofre de Chocolate de Leite

Gâteau de Chocolate com Azeite e Alecrim - Chocolat, Olive Oil and Rosemary Gâteau


A base desta receita já é conhecida, mas esta tem o atractivo de conter na sua confecção, o Azeite e o Alecrim. O Alecrim (Rosmarinus officinalis) é um arbusto comum na região do Mediterrâneo, ocorrendo dos 0 a 1500 m de altitude, preferencialmente em solos de origem calcária. Devido ao seu aroma característico, os Romanos designavam-no como rosmarinus, que em Latim significa orvalho do mar. Igualmente para os Romanos o Alecrim era considerado a erva do amor, da fidelidade e da amizade.
Que na cozinha, o alecrim era utilizado em carnes vermelhas, aves, ensopados, marinadas, peixes, legumes cozidos, molhos, grelhados, churrascos, guisados, recheios, e até para perfumar flans, geleias, sorvetes e coberturas, já todos sabíamos. Agora ficamos também a saber da sua óptima ligação com os doces, particularmente com o Chocolate. Apreciem!


Ingredientes:

- 50g de chocolate negro
- 25g de manteiga
- 25g de azeite frutado fresco
- 1 colher de chá de alecrim fresco
- 20g de açúcar
- 1 ovo
- 1 gema de ovo
- 3g de farinha


Preparação:

Parta o chocolate em pequenos pedaços e leve a derreter juntamente com a manteiga, o alecrim e o azeite, em banho-maria ou em lume muito fraco. Bata os ovos com o açúcar até conseguir uma mistura cremosa e homogenia. Adicione o chocolate derretido e depois de bem incorporado com os ovos, junte a farinha.
Verta o preparado em 4 formas de muffins/queques e leve ao forno pré-aquecido a 200°C durante cerca de 5 minutos. Retire das formas e polvilhe com chocolate em pó. Sirva sem deixar arrefecer.

Nota de Prova:

Imprimir a Receita

Comentários

Patyxa disse…
uau deve ser divinal, jamais me passaria pela cabeça :)
que aspecto delicioso
beijo grande
Rico disse…
Adorei esse bolinho a deixar o recheio sair para fora e eu a babar-me ao mesmo tempo :) xxx
Ana Prazeres disse…
O Chef vai e demora a vir, mas quando vem, vou-lhe contar.... Em grande estilo!!!

Beijinho castanho
Talita disse…
Não tem como resistir ao gateau partido ao meio! Simplesmente delicioso!
Sónia Meirinho disse…
mas que belo aspecto. porque é que as coisas que dão mais prazer comer são as que fazem mais mal? Acho que isto anda tudo trocadinho...:)
Missy disse…
adoreiiiiiiiiiiiii estes "gateauxzinhos", fiquei com os olhos em bico !

bjka
Talita disse…
O bolinho cortado ao meio ficou de babar! Delicioso!
Olá!! é a 1ª vez que visito o teu blog!! e fiquei logo d ecabeça perdida!!


PARABENS!! Adorei
Marcia P. disse…
Acompanho seu blog há bastante tempo e todas as receitas é uma perdição. Quero continuar a vir aqui sempre.

Tudo de bom!
Márcia - Cascais
deve ser mto bom msm hein...

aproveitando, da uma passadinha no blog
http://www.paulacavequia.blogspot.com/
q tb tem mtas receitas deliciosas!!!
Olá Virtual Chef, obrigado pela visita no meu blog, espero que possamos partilhar conhecimentos e sempre que puder passarei por aki...
bjs
PratosdaBela disse…
Confirmo o que o Ricardo disse...
Jinhos da Bela
Anna disse…
Eu faço petit gâteau, mas nunca coloquei alecrim.
Vou experimentar.
Vivendo e aprendendo.

OBS: quando clico no meu comentário para ir ao seu blog ele não entre, tive que abrir uma página com o endereço que me mandou, estou acostumada a retribuir a visita indo do meu comentário, pois se um dia não mandares o seu blog não conseguirei entrar.
Bom fim de semana
César Nicolini disse…
Olá
Que exótica combinação, deve ficar muito bom!
Janinha disse…
Mas que bom aspecto!
Tiago Lopes disse…
O alecrim vai dar uma frescura especial ao bolo...
Anónimo disse…
Bem, este blog é um pecado... Adorei esta receita e a dos morangos em gelatina... nhammm... :)

****
Tudo de bom
http://culinariaparaestudantes.blogspot.com/
Tiago Lopes disse…
Está com um aspecto divinal... o chocolate derretido ali no meio... mmm...
SoraiaSilva disse…
Este Blog tem cá com cada delícia... Vou voltar de certeza!!
Estes gateaux estão uma maravilha :)
Beijinhos*
Seu blog é um primor! Que receitas lindas e as imagens nem se fala! Adoro passear pela sua cozinha!
Maria Lúcia disse…
OI
Tá muito bonito
deve ser uma delícia.
Beijos...
Lúcia.
Tiago Lopes disse…
criativa...........parabens............
Alisa disse…
This looks really wonderful! http://www.foodista.com/blog
Verena disse…
Ainda não consegui fazer um petit gateau que ficasse ao meu contento, preciso provar esse! Parece-me delicioso! Um abraço!
HUMMMMM...
Parece uma delicia. O recheio deve ser ótimo.


bjinhos
Rita

http://bembons.blogspot.com
Adorei essa receitas!!
Receitas light disse…
O aspecto é divinal de deixar água na boca.

PArabéns.
moranguita disse…
desde ja um bom ano. nao sei se ja deixei aqui comentarios mas os meus parabens esta um espectáculo o blog

assim como esta sobremesa
beijinhos
Unknown disse…
Tem um aspecto fantástico. Fiquei com água na boca. :) Obrigado.

Cumprimentos,
Carla Matador
Meratol Review
Paula Rody disse…
Nooooooossa, que água na boca!!!
Estou te seguindo!!
Se puder, dê uma passadinha no meu blog

Obrigada! ;]
garlutti disse…
Hola CEHF ...es mi primera visita ..y me encanta este dulce y las anteriores ...deliciosas .Me apunto a seguirrte y te invito a visitar y compartir mis recetas y blog.Desde VIGO ESPAÑA SALUDOS MARIMI
batata palha disse…
Nossa é de enxer os olhos!
Rosita Vargas disse…
ricas y lindas galletas,y el relleno con chocolate se ven muy preciosas,me encantan,abrazos y bendiciones.
Sérgio Gomes disse…
Acabei de descobrir o seu blog e estou a achar fantastico! Já sou seguidor e sei que vou voltar muitas vezes.

Se quiser visite o meu:

http://enfermeiro-na-cozinha.blogspot.com
Gil Ferreira disse…
Olá sou claro uma apaixonada por comer e fazer comer kakakkak ... é um prazer acompanho vc já se faz um tempo rsrsrrsrsrsrs.....
Amoooo ...comida ñ muito pra comer mais amooo fazer e vê as pessoas swe deliciar kakakkakakaka é magico kakakaka m....eu acho rsrsrrsr
ameiiii tudo !! te visito sempre !!
Gil
Essa imagem vai ficar na minha cabeça o dia inteiro! Hehehehe... Gente, esse petit parece delicioso. A receita e seu blog já estão entre os meus favoritos! :)