Bolo de Mel em Cofre de Chocolate de Leite

Panna Cotta de Chocolate Branco com Coulis de Flor de Laranjeira - White Chocolate Panna Cotta and Orange Flower Coulis

Panna Cotta é um simples creme italiano, originalmente da região do Piemonte. A sua tradução quer dizer literalmente, "nata cozida". Hoje em dia já não será correcto utilizar este termo, porque a nata já não é cozida. Na base da receita original eram utilizados ovos, (que hoje em dia foram substituídos por gelatina) como agente espessante, dai a necessidade de efectuar a cozedura das natas com os ovos.

Até meio do século passado, esta era uma receita praticamente desconhecida, apenas se tornando popular na segunda metade do século XX. Historicamente a Panna Cotta era comida simples ou adoçada com frutas ou avelãs. Hoje em dia pode ser servido com amoras silvestres, caramelo, calda de chocolate, Coulis de frutas, etc. Semelhantes versões deste prato também podem ser encontrados na Grécia e na França.


Ingredientes: (10 formas de 50ml)


Panna Cotta

- 140g de chocolate branco
- 3 folhas de gelatina
- 1 vagem de baunilha
- 50g de açúcar branco
- 100ml de leite
- 400ml de nata espessa

Gelatina de Laranja

- 350ml de sumo de laranja
- 6 folhas de gelatina

Coulis de Flor de Laranjeira

- 200ml de água
- 100g de açúcar
- 50ml de licor flor de laranjeira

Decoração (opcional)

- 10 framboesas
- 50g de chocolate branco

Preparação:

Panna Cotta
Num recipiente, ferva a nata juntamente com o leite, o açúcar e a vagem de baunilha. Retire a baunilha verta as natas sobre o chocolate branco partido em bocadinhos, mexendo até dissolver. Junte as folhas de gelatina previamente demolhadas. Encha as formas já untadas com óleo vegetal e leve a refrigerar por 4 a 6 horas.

Gelatina de Laranja

Molhe um tabuleiro com água e forre com película transparente, sem que fique com vincos. Coloque num recipiente as folhas de gelatina a hidratar num pouco de sumo de laranja e leve o restante sumo ao lume até ferver. Coar o sumo e misturar com a gelatina e o sumo onde foi hidratada. Deitar a gelatina num tabuleiro e levar a refrigerar até que esteja firme. Cortar a gelatina com o formato desejado (pode ser feito com um molde para bolachas) e colocar no topo da panna cotta desenformada.

Coulis de Flor de Laranjeira

Numa panela coloque a água, o açúcar e o licor de flor de laranjeira e leve ao lume (baixo) até ficar no ponto. Deixe arrefecer à temperatura ambiente ou no frigorífico e utilize a gosto.

Nota de Prova:


Imprimir a Receita

Comentários

Helena disse…
Lindo!A apresentação está fantástica como sempre!
Parabens!
Está lindo!
Deve ter dado bastante trabalho, mas o resultado de certeza que compensou.
Beijinhos
Vânia Costa disse…
Que apresentação espectacular! Está lindo! e aposto que deve estar saborosíssimo também =)

Beijinhos e inicio de uma boa semana*
Joaninha disse…
Lindo, lindo, lindo! Ficou realmente 5 estrelas! Adorava poder meter a colher aí... =)
Ana disse…
Un real prazer de descobrir este blog escrito na lingua das minhas origéns.
Fotos magnificas et receitas de ter agua a boca !
Parabéns pelo blog,não sei se gosto mais das receitas ou das fotos,mais uma vez parabéns!!!!
Nysa disse…
que linda sobremesa. adoro pana cotta, mas nunca me deu para fazer ainda! beijocas
Isabel (pipoka) disse…
Embora não sendo fã de pannacotta, parece-me que esta versão com chocolate branco, me fará mudar de opinião. ;-)
Ana Prazeres disse…
Perfeito, como sempre, Chefe!
Beijinho
Laurah disse…
"Minha vida é fazer da vida algo diferente,
é realizar sonhos de toda gente,
é falar o que me vem à mente
é amar tudo o que tenho pela frente!"

Abraços apertados e até breve!!!
Seu cantinho está delicioso!
Fique em PAZ e muita saúde.
Joaninha disse…
Não me canso de vir aqui olhar para esta delícia! =)
Mão na Massa disse…
Olha, não sei se sabes, mas depois do desafio do chocolate iniciei o projecto de um livro sobre o desafio, onde cada blog participante tinha uma página.
Acontece que vou ter de o concluir esta semana... Como ainda não fizes-te e como adorei este panna cotta ... Será que posso pôr na tua página como se fosse a receita do desfio? Ou já fizes-te a tua receita?...
Responde-me por favor.
Bjs Ana
virtual chef disse…
Claro que sim Ana, agradeço com muito gosto que inclua esta receita no desafio e no seu livro.
Beijo
Gina disse…
Olhe, vim conhecer seu blog e gostei muito dessa receita. Passeando pelo blog, fiquei conhecendo a alfarroba e descobri que há um representante do produto em minha cidade. Já vou entrar em contato.
Parabéns pelo blog e já anotei a receita.
Bjs
Andrea disse…
Parabéns pela receita, está fantástica! E essa apresentação... 5*****! Bjs!*
Suzana disse…
Ando cheia de vontade de fazer pannacotta e esta com chocolate branco e este coulis deixou-me ainda mais desejosa. Um dia destes meto mãos à obra!

Bj
Unknown disse…
Amo panna cotta, essa ficou super apetitosa. Huummmm

Beijão
O blog... disse…
Este blog é realmente uma delicia para os olhos. Adoro as fotos. Têm realmente muita qualidade assim como as receitas.
É sem dúvida um dos meus favoritos.
Docestemperos.
Xana Bértolo disse…
Parabéns pelo blog, está bonito e tem cada coisa boa por aqui :)..
Esta sobremesa está na minha lista, tenho 1grande amigo Escocês que adora. Quando esteve cá ainda provou em alguns restaurantes, mas diz que lá é melhor :).. Ele lá sabe..
Os olhos comem primeiro, e esse tá apetitoso...
Anónimo disse…
Olá, Virtual Chef! Antes mesmo de criar meu blog, visitava o seu. Recentemente inaugurei o meu, e ao receber o desafio de citar 15 blogs que recomendaria, lembrei-me do seu, pela receita de panacotta anotada.
Querendo, faça-me uma visita.

chocorango.blogspot.com
Teresa disse…
Caro Chef,

Agradecia se me pudesse informar onde posso encontrar àgua ou licor de flor de laranjeira em Lisboa, para executar as suas (e outras) deliciosas receitas?

Muito obrigada!

Teresa MG
virtual chef disse…
Receita do Licor de Flor de Laranjeira:

Ingredientes:
1 chávena almoçadeira de flor de laranjeira
1 kg de açúcar
1 L água
1 L de álcool

Preparação:

Deixe as flores de laranjeira de infusão em álcool, durante 15 dias.
Faz-se uma calda com a água e o açúcar.
Coa-se a infusão e mistura-se à calda já fria.
Filtra-se e engarrafa-se.
Teresa disse…
Muito obrigada, vou experimentar ; )
risonha disse…
Caro amigo, há muito tempo que não o visitava, mas tinha que vir partilhar consigo que hoje publiquei uma receita sua.
Por onde anda? Tenho saudades das suas receitas e dos seus pães...
Dolita disse…
Tienes blog con unas recetas fantásticas. Seguiré visitandote.
Gracias por tu amable visita, yo también te deseo una feliz Navidad.
Un beso
Fay van Gelder disse…
olá!
Um Mágico Natal para ti que tenhas um Natal Super Iluminado.

Bjo