Bolo de Mel em Cofre de Chocolate de Leite

Caramel Shortcake or Millionaires Shortbread

Esta receita tradicional escocesa, conhecida como Caramel Shortcake e também por Millionaires Shortbread é constituida por três deliciosas camadas; a primeira, na base, de bolacha de manteiga crocante, a segunda, intermédia de caramelo muito macio e a última por uma cobertura brilhante de chocolate de leite. A minha melhor descrição para esta "coisa" é de que é o êxtase em barra. Come-se e suspira-se por mais! Claro que é um pouco calórica, mas temos de nos preparar para enfrentar o inverno rigoroso que se aproxima e para os/as mais preocupados com a dieta, pensem na felicidade enorme que iram sentir ao comer um pequeno quadrado desta "coisa"!
Existem muitas variantes para esta receita, principalmente para o recheio de caramelo. Eu segui a que vem neste livro: "Favourite Teatime Recipes" (By Carole Gregory (Autora) e A.R. Quinton (Autor e Ilustrador). Audazes visitantes, atrevam-se!

Ingredientes:

Para a Base:
- 120g de manteiga meio-sal
- 180g de farinha com fermento
- 60g de açúcar amarelo
Para o Toffee:
- 120g de açúcar amarelo
- 120g de manteiga
- 2 colheres de sopa de mel
- 1 lata de leite condensado
Para a Cobertura:
- 1 colher de gordura vegetal hidrogenada para cada quilo de chocolate
- 300 g chocolate negro para culinária

Preparação:

Para a Base: Derreta a manteiga e adicione primeiro o açúcar e depois a farinha. Amasse tudo até formar uma bola homogénea. Num balcão enfarinhado estenda a massa (não é muito fácil trabalhar esta massa, pois ela como não fica muito sólida parte com facilidade). Numa forma quadrada (com cerca de 20x20cm) forrada com papel vegetal, acondicione no fundo a massa estendida. Pique a massa com um garfo e leve ao forno pré-aquecido a 170°C durante cerca de trinta de minutos. Depois de pronto deixe arrefecer dentro da forma.
Para o toffee: Colocar todos os ingredientes num tacho e levar a lume brando durante 15 minutos, mexendo sempre. Quando obtiver uma bonita cor dourada e a consistência estiver mais espessa, retire do lume. Verta este preparado sem demorar sobre a base cozida, ainda dentro da forma. Tenha em atenção que o toffee ganha muita consistência rapidamente. Deixe arrefecer.
Para a camada de chocolate: Derreta o chocolate com a gordura vegetal no microondas ou em banho-maria. Quando estiver derretido, verta sobre o toffee e deixe arrefecer no frigorífico. Uma hora depois ou no dia seguinte, desenforme e corte em pequenos quadrados com uma faca passada por água quente. Se já chegou até aqui, ligue aos seus amigos e convide-os para um café. Quando estiverem bem acomodados sirva-lhes um café bem aromático com os quadrados de Caramel Shortcake. Verá como neste Natal não se esquecem de si!

Nota de Prova:

Comentários

Isabel (pipoka) disse…
Mas quem é que resiste a um bom desafio para fazer uma receita tão gulosa como esta!
Anónimo disse…
Nessas horas, finjo para mim mesma que estou em fase de crescimento e que por isso, tenho de me alimentar muito bem :P
esta deve ser uma perdição :O
Filipa disse…
Desculpe mas assim não pode ser... É que é impossível resistir... São maravilhosos de mais!! Adoro, adoro caramelo e quando vi as fotos destes bolinhos fiquei toda babada... Por acaso não sobrou um que dê para enviar para mim :-) hehe!!
Que maravilha! Com toda a certeza que vou experimentar esta receita :-)
Beijokas
Que receita maravilhosa, vou copiar!
bjo,
Nina.
Suzana Parreira disse…
Ai que grande tentação! Já se percebe porque é que é coisa de milionários!!
Anónimo disse…
Olá,
... há muito que visito este blog e gosto muito dele. Andava já há muito tempo para criar um meu e finalmente deitei mãos à obra. Ainda está no principio, mas convido a uma visitinha: www.allsogno.blogspot.com.
Saudações, Paulucha.
Sylvia disse…
Meu Deus , que delicia e parece nao ser difícil de fazer. Adoro tudo o que leva caramelo.
A foto esta um delicia ,dá vontade de comer.
risonha disse…
agora tenho mesmo que lhe dar os parabéns. que este blog tinha umas receitas maravilhosas já toda a gente sabia, agora esta receita foi um arraso!!! e a foto nem se fala.
Anónimo disse…
Olá de novo,

... obrigadissima pelo seu muito simpático comentário. É tão bom ter comentários! É quase como nos sentarmos à mesa com amigos a partilhar aquilo que cozinhamos. O seu comentário, foi o comentário inaugural do meu blog. Esses 'caramel shortcakes' têm um aspecto elaboradissimo, fantástico e super-delicioso.
Saudações da Paulucha (http://www.allsogno.blogspot.com
Anónimo disse…
ADOREI esta receita. Quero experimentar mas sera que posso trocar a gordura hidrogenada por gordura como manteiga? Obrigada e parabens pelo blog. Já agora convido-o a visitar o meu:
http://ocantinhodananda.blogspot.com/
Beijinhos
Nanda
Marizé disse…
Estive fora uns dias, cometi alguns excessos, e agora depoaro-me com esta delicia completamente irresistivel!

Beijocas
Essas fatias são as responsáveis pelo alto funcionamento das minhas glândulas salivares.... e de que maneira!!! =P
Beijinhos
Cinara disse…
Este doce é mesmo maravilhoso! Eu tenho uma receita guardada para testar (da Donna Hay), mas ainda não tive coragem justamente por causa das calorias... Mas o seu me deixou com vontade de novo! ;o)
Anónimo disse…
Gostei muito de seu blog, achei ideias boas para ultima hora.
Gostei principalmente das receitas de pães.
Parabéns!
Deixei um presentinho para si no meu blog...
Beijinhos
pleasurepalate disse…
That thick layer of caramel is killer! I'm practically drooling right now.
Unknown disse…
Eu bem que me servia, e nem é preciso tentar convencer-me porque sei bem a delícia que é! :) Curiosamente tenho esta receita num dos livros produzidos pela "The Australian Women's Weekly", e não fazia idéia qual a origem da receita mas agora já sei! :)
Não quero ser chata mas só tenho um probleminha com esta versão,a gordura hidrogenada... :( Eu sei, eu sei, que picuinhas que sou,mas faz-me confusão e evito tudo que contenha gorduras hidrogenadas ou parcialmente hidrogenadas, assim como os denominados açucares "invertidos". Nem imagina o tempo que perco no supermercado por causa disto...
nunca imaginei que houvesse tanta variedade de pão... mas essa receita tá mesmo de abrir o apetite!!!!
Anónimo disse…
Ola,
me conta uma coisa: que açucar amarelo é esse?
obrigada
virtual chef disse…
Olá Patricia,
O açúcar amarelo tem uma cor, sabor e aroma característicos, pois mantém parte dos corantes naturais da cana-de-açúcar (melaço). Sendo um açúcar mais húmido e de fácil dissolução é ideal para massas onde o teor de humidade é importante, como por exemplo, nos doces regionais e tradicionais. Este açúcar confere também um sabor especial ao chá, café e caipirinhas.
Creio que isto responde à sua pergunta.
Beijo.
Karina disse…
Menina, essa receita é uma perdição. Vou tentar fazer, mas duvido que seja fácil conseguir algo tão perfeito quanto o que a gente compra pronto, rs. Beijos e obrigada por compartilhar.
Anónimo disse…
Adorei essa receita e comi um desses que comprei no Pão de Açúcar outro dia.. e procurando vi seu blog, onde encontro esse açúcar amarelo? Pode ser substituído por melaço? bjs Solange