- Obter link
- X
- Outras aplicações
- Obter link
- X
- Outras aplicações
Desde sempre, tenho recebido prendas de familiares e amigos e como em tudo na vida, existem aquelas de que gostamos mais e outras de que gostamos menos. À poucos mêses, por ocasião de mais um aniversário, a minha mãe presenteou-me com uma máquina de fazer pão, Clatronic BBA 2865. Desde então nunca mais entrei numa padaria e os pequenos almoços nunca mais foram os mesmos. Foram para melhor, muito melhor! Já acordamos a pensar no pão acabado de fazer.
Das várias receitas que já experimentei, aqui fica a deste sábado, Pão de Côco e Canela.
Ingredientes:
- 600 grs de farinha de trigo tipo 65
- 2 ovos
- 350 ml leite
- 2 colher de chá de canela
- 1 colher de chá de essência de baunilha
- 1 pac de fermento em pó
- 150g de côco ralado
- 200g de açúcar
- 100g de manteiga ou margarina
Preparação:
Não tem nada que enganar. Colocar tudo dentro do recipiente para a massa, programar a hora a que se deseja que fique pronto, ligar a máquina e voilá. Com manteiga ou doce, acompanha bem chá ou cafe. Se se atreverem a provar, a receita está no meu blog!
Imprimir a Receita
Comentários
Só fiquei com uma dúvida, em relação ao fermento, um pacote são aproximadamente quantas gramas? Dá para pôr fermento royal? Ou tem de ser o fermento padeiro?
Parabéns pelo teu blog e obrigado por teres visitado o meu.
Utilizo sempre 1 saqueta de fermipan ou vanhiné, que corresponde aproximadamente a 11g. Já tentei com fermento royal fazer a receita que vou postar amanhã (Pão Brioche) e ficou péssimo. Não só não cresceu como ficou um pouco cru por dentro. Pelo que tenho lido por aí, não se recomenda muito o fermento royal ou o fermento de padeiro, só mesmo aqueles que referi acima. Obrigado por teres vindo ao meu blog.
Gostava de exprimentar estas 2 receitas de pão, até porque comprei o fermento Vanhiné. A questão é: os pacotes deste fermento têm 11g ou 4.6g? É que os que eu comprei tem 4.6g...
Tem toda a razão, as saquetas de Vanhiné (que são as que eu uso), têm 4.6g e as da Fermipan 5.5g. Independentemente do que dizem as receitas para pão, eu utilizo sempre uma carteira inteira e pelos resultados obtidos não vejo razão para fazer de forma diferente.
Antes de ter a máquina utilizava muito as farinhas do Lidl, mas desde então, só as usei no primeiro dia. Já fiz 7/8 receitas de pão diferentes e não tive saudades das ditas farinhas.
A partir do momento em que se acerta com o as receitas, acredite, não vai querer outra coisa e quanto a mim o segredo está no fermento.
Boas receitas e volte sempre.