Bolo de Mel em Cofre de Chocolate de Leite

Gelatina de Champanhe com Morangos - Strawberries in Champagne Jelly

Os primeiros vestígios de gelatina na história, remonta ao século 2 A.C. e foram encontrados num adesivo na tumba de um Faraó.
Embora haja referência ao uso da gelatina ao longo dos séculos, só em 1682, o francês Papin descreve o processo para obter uma pasta gelatinosa e apenas em 1754, foi registada em Inglaterra a primeira patente para o fabrico de gelatina.
No século 19, o uso da gelatina como um complemento proteico conduziu ao reconhecimento das suas qualidades nutricionais.
Hoje em dia a gelatina comestível é vendida na forma de folhas, grânulos ou em pó. Algumas destas formas podem ser utilizadas directamente na preparação dos alimentos, outras requerem prévia imersão em água.
Existem igualmente algumas variedades especiais de gelatina que podem ser obtidas a partir do peixe ou de outros animais. Os vegetarianos usam outros produtos, tais como o ágar-ágar, pectina ou konjac (algumas vezes chamado incorrectamente "gelatina vegetal"). No entanto, gelatina é o nome por vezes utilizado para descrever todos os tipos de géis e geleias, mas, correctamente, o termo só se aplica aos produtos derivados de proteína animal. Não há gelatina vegetal.


Ingredientes:


- 8 colheres de sopa de gelatina em pó sem sabor ou 8 folhas de gelatina
- 1,5dl de água
- 150g de açúcar
- 1/2 garrafa de champanhe seco
- 600g de morangos


Preparação:

Se estiver a utilizar folhas de gelatina, coloque-as a amolecer numa tigela de água fria durante cerca de 5 minutos. Aqueça a água com o açúcar numa panela pequena. Mexa até o açúcar ficar completamente dissolvido.
Remova as folhas de gelatina da tigela e esprema a água em excesso. Adicione o champanhe e as folhas à mistura de açúcar e mexa até derreterem.
Se estiver a utilizar gelatina em pó, coloque-a uma panela média juntamente com a água e aguarde 5 minutos. Leve a panela ao lume (médio) mexendo até que a gelatina esteja dissolvida na água. Retire do calor e junte o açúcar. Mexa até dissolver. Adicione o champanhe.
Despeje a gelatina numa tigela rasa ou em recipientes individuais. Adicionar os morangos laminados ou inteiros. Cobrir e refrigerar, pelo menos por 6 horas ou durante a noite.

Nota de Prova:

Comentários

Isabel Seabra disse…
Simples e sofisticado...não se pode querer mais.
Maggie disse…
Que delícia... também quero.
O blog... disse…
Sou grande apreciadora de morangos e champanhe, mas esta combinação não conhecia,deve ser uma maravilha.
Helena disse…
A combinação deve resultar numa delícia!
Bj