Bolo de Mel em Cofre de Chocolate de Leite

Pão de Alfarroba - Carobs Bread

Portugal é o 3º maior produtor mundial de alfarroba (do árabe al karrub, a vagem) e exporta mais de 90% da sua produção, tendo como destino a industria alimentar (utiliza-se na elaboração de papas, bolos, pão, para engrossar molhos, etc) farmacêutica (utiliza-se no revestimento de comprimidos e em alguns fármacos para tratamento da SIDA, cancro e doenças cardiovasculares), têxtil e cosmética (quanto mais os cremes forem hidratantes, mais goma da semente de alfarroba têm, o chamado E410).
A farinha da alfarroba que é igualmente conhecida como "chocolate saudável" por ter um baixo teor de gordura, é um produto bastante rico em fibras e por isso é muitas vezes utilizada como antidiarreico, principalmente em crianças, para além de ajudar na redução do mau colesterol.
Antes que me esqueça fica aqui o aviso, esta farinha não tem glúten, por isso não esperem que o vosso pão cresça muito.
Desafio-vos agora a descobrir o paladar deste pão adocicado, óptimo para pequenos-almoços ou lanches.



Ingredientes:


- 400g de farinha tipo 55
- 200g de farinha de alfarroba
- 1 colher de chá de sal
- 1 pac de fermento em pó Vanhiné (ou equivalente)
- 4o0ml água
- 4 colheres de sopa de açúcar




Preparação:

Os procedimentos são os do costume, mas em caso de dúvida consulte o manual da sua máquina. Bom lanche ou pequeno-almoço, conforme seja o caso.

Peso: +/- 1kg
Programa: Normal
Cor: Médio

Nota de Prova:


Imprimir a Receita

Comentários

Ana Prazeres disse…
Não sabia que fazia baixar o mau colesterol! Se já gostava de alfarroba, agora então...
Adoro tudo o que tenha alfarroba, bolinhos, bolos e de certeza que este pão não deve ser excepção!
Já preguei grandes partidas com os bolos de alfarroba, hihihihi...
Andamos muito fugidos...
Beijinhos de chocolate fingido
risonha disse…
mais uma receita fantástica para a minha lista.. pena que não consiga ver a foto.
Anónimo disse…
Oláaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!
... que grande prazer vê-lo de volta às lides do pão! Ficou com um aspecto delicioso.

Saudações culinárias,
Paulucha.
http://www.allsogno.blogspot.com
Anónimo disse…
Yumm, I miss breakfast in portugal. I bet this bread is fantastic with some Azeitão.
Heidi disse…
Não conhecia a Alfarroba. Este pão parece delicioso!
Filipa disse…
Este pão parece ser delicioso! Por incrivel que pareça ainda não fiz nenhuma receita com farinha de alfarroba mas brevemente vou fazer. Este pãozinho vai para a lista!

Beijos
Olá, sou "frequentadora assidua" do seu blog já há alguns meses. Já antes de ter máquina de pão adorava passar por aqui para ver as receitas maravilhosas que tem aqui. Agora que tenho máquina, ainda passo mais vezes. No entanto, e visto ainda ser muito crua nestas andanças, gostaria de saber se já alguma vez fez doce ou compota na máquina. E isto porquê? Porque nas instruções da minha diz que é necessária pectina, no entanto ainda não consegui encontrar emlado nenhum. Será que me poderia ajudar?
Obrigada desde já
Agdah disse…
Eu ouço falar muito mas nunca provei. Agora tenho uma boa desculpa.
Bom passar por aqui por há sempre pães diferentes para conhecer.

até
Alessander Guerra
www.cuecasnacozinha.com
Boa tarde, obrigado pelo comentario
bjs
Anónimo disse…
Já conhecia a farinha de alfarroba, mas só a uso em pães, vou pesquisar mais aplicações.
Gosto do sabor levemente achocolatado, mas em que o sabor da alfarroba não desaparece. Eu gosto.
oláaaaaa!
Já ando para deixar um comentário há uma catrafad de tempo...mas já q tb visitas-te o meu humilde cantinho...ehhhh....venho aqui finalmente dizer-te o qt aprecio as tuas receitas....q sigo ha imenso tempo...e mais religiosamente as de pão...eh eh eh

Ja fui ao celeiro comprar farinha de alfarroba...aliás...tenho em casa farinhas q nem sei para que servem...lol...

bjs enfarinhados
Anónimo disse…
Olá, de novo!

... deixei um mimo, no meu cantinho culinário, para este blog.

Saudações, Paulucha.
http://www.allsogno.blogspot.com
Isabel Seabra disse…
Olá

Sou uma adoradora compulsiva de alfarroba (e alfarrobeiras...são lindas).
Também faço pão de alforraba, mas os ingredientes são ligeiramente diferentes fruto de algumas experiências que fiz.
Convido-o a espreitar o meu blog cozinhadascores e experimentar as minhas receitas de pão e bombons de alfarroba.
saudações bloguistas