Bolo de Mel em Cofre de Chocolate de Leite

Pão Chalá - Challah Bread

De regresso aos pães realizados em exclusivo na máquina de pão, hoje apresento uma receita Judaica, Pão Chalá. Este é um pão especial, geralmente trançado podendo ser doce ou salgado e que é consumido no Shabat e nas festas judaicas, excluindo o Pessach.
É costume judaico começar as refeições e principalmente a de sexta à noite comendo o Chalá. A refeição começa com a bênção de dois pães que são cobertos com um pano ou fralda. A bênção "Hamotzi" é a mesma para todos os pães: "Baruch atah adonai, eloheinu melech ha'olam, hamotzi lechem minutos ha'aretz" e que significa "Abençoado sejas, Senhor, nosso Deus, Rei do universo, Que fazes brotar o pão da terra". E já agora, o significado original da palavra Chalá é "um pequeno pedaço da massa".
Eu não sei se tudo é assim como descrevi anteriormente, mas é o resultado de uma breve busca na net sobre este pão. Agora, com a vossa licença, vou provar o Chalá...!

Ingredientes:

- 3/4 de copo de água morna
- 1 ovo grande
- 3 colheres de manteiga
- 3 copos de farinha tipo 55
- 4 colheres de açúcar
- 1 1/4 colher de chá de sal
- 1 pac de fermento em pó Vanhiné (ou equivalente)

Preparação:

Siga o procedimento normal dos outros pães mas, alguns instantes antes de a máquina iniciar o processo de cozedura, abra a tampa e pincele a massa com um ovo batido. Feche a tampa e deixe a máquina terminar a cozedura. No final com "Hamotzi" ou sem ele, deguste este belo pão.


Imprimir a Receita

Comentários

Anónimo disse…
Mais uma receitinha deliciosa para o meu caderninho, obrigado chef!
Beijinhos
Eli disse…
Já vou colocar minha máquina de pão para funcionar pois essa foto está tentadora! Seus pães são o máximo!
risonha disse…
acabei de publicar uma receita de um pão tirado daqui e já estou a tomar nota de outra receita. desta forma não vou dar descanso á máquina de pão nunca. eh eh eh
Marizé disse…
Eu e a minha máquina do pão, estamos cada vez mais a gostar do "A receita está no meu blog"!

Beijocas
Então, já provou? Comments?
Ana Prazeres disse…
Adoro a introdução e breve explicação que dá sobre todos os pães que faz...
Mais um pão óptimo para qualquer hora do dia!
Beijinhos escutistas
Ana Prazeres disse…
Anda muito desaparecido...
Está tudo bem?
Beijinhos
Anónimo disse…
O Pão Chalá faz parte da minha infancia, assim, derrepente sou confrotada com lembranças de uma epoca que já vai longe, vendo a sua receita é a foto até o cheiro eu senti, obrigada....

www.comernaturalmente.blogspot.com/

Natural Naturalmente
Isabel Salvador disse…
k maravilha de pãezinhos....maravilha mesmo...
Anónimo disse…
Chefe adoro os seus pães obrigada pela oportunidade de nos ensinar a usar a máquina de pão cada dia melhor beijos
Iris Restolho disse…
Definitivamente tenho que comprar uma máquina para fazer pão e voltar a engordar uns quilinhos....


www.30diaspara.blogspot.com