Bolo de Mel em Cofre de Chocolate de Leite

Pão Grego Rústico - Daktyla Greek Finger Bread

Com as férias de verão a chegar, a minha receita de hoje leva-nos até à Grécia.
Este pão grego rústico é facilmente reconhecido pela sua forma peculiar e a sua popularidade não se restringe apenas à Grécia, pois pode ser igualmente encontrado na Turquia e em Chipre. De crosta estaladiça e perfumado com sementes de sésamo tem um sabor intenso e uma textura macia. A sua cor dourada é devida à presença da farinha de milho na sua composição.
O Daktyla é um excelente acompanhamento
para uma Salada Grega.
Daktyla significa dedos, pois o pão é montado em pequenas porções para que depois de pronto possa ser partido apenas com os dedos.

Ingredientes:

- 350g de farinha tipo 55
- 350ml de água
- 75g de farinha de trigo integral
- 100g de farinha de milho

- 1 colher de chá de sal
- 2 colheres de sopa de azeite
- 1 colher de sopa de mel
- 1 colher de sopa de leite e leite para pincelar
- sementes de sésamo para decorar
- 1 pac de fermento em pó Vanhiné (ou equivalente)

Preparação:

No recipiente da sua máquina do pão, coloque primeiros os ingredientes líquidos como a água e o azeite. Adicione depois o sal, as farinhas e por fim o fermento. Pode agora ligar a sua máquina no programa de amassar e levedar (deve durar cerca de 1.50h). Vaze a massa numa superfície polvilhada com farinha e deixe descansar 10m. Divida a massa em 6 porções e tenda-as numa forma longa. Disponha-as em fila num tabuleiro polvilhado com farinha, cubra com um pano e deixe a levedar. Após cerca de 1.00h pincele o topo do pão com leite e polvilhe com as sementes de sésamo. Leve ao forno pré-aquecido a 220°C por 45m ou até ficar dourado. Deixe arrefecer...!

Peso: +/- 1kg

Nota de Prova:

Imprimir a Receita

Comentários

risonha disse…
já andava morta de saudades das suas receitas de pão.
este blog para mim é sempre uma referência.
Dolita disse…
Gracias por tu visita a mi blog. El tuyo me parece fantastico. Es una lástima que no sepa portugués.
Un saludo
Rosa disse…
Me gusta esta receta. Acabo de mirar y tengo todos los ingredientes así que ya lo he empezado a hacer. A ver el resultado.
Besos
Anónimo disse…
Olá,

... ficou fantástico, como sempre acontece com as suas receitas (também adoro o gostinho da farinha de milho e do mel). A esta hora, uma fatia quantinha desse pão com manteiga e um copo de leite com açucar ... meu Deus, ia mesmo bem! Abriu-me o apetite e daqui a nada, estou literalmente a ir "meter as mãos na massa".

Saudações cozinheiras, Paulucha.
http://www.allsogno.blogspot.com
subarrios disse…
Gosto muito do seu Blog... e este pão vai sair um dia da minha máquina!! :D :D
Obrigada e continue com o excelente trabalho!
Cristina disse…
Olá Virtual Chef

Apesar de nunca deixar comentários, visito o seu blog há algum tempo, tem excelentes receitas!

Estou muito interessada em fazer este pão, mas tenho uma pequena dúvida. Para fazê-lo manualmente ou com ajuda da Bimby, amasso e depois ponho a levedar, mas mais ou menos quanto tempo (a máquina faz isso automáticamente, certo?)

Obg

Cristina
Anónimo disse…
Olá, esta receita parece-me muito bem. Coloquei-a neste forum: http://forum.paocaseiro.net/receitas/pao-grego-rustico/
com o respectivo link para a fonte da receita, espero que não te importes.

Se quiseres usar o forum estás à vontade.
Obrigado pela receita
Anna disse…
Adoro receitas, principalmente gostei desta, pois como ganhei uma máquina vivo tentando fazer receitas diferentes.
Beijos
Anna disse…
Adoro receitas, principalmente gostei desta, pois como ganhei uma máquina vivo tentando fazer receitas diferentes.
Beijos