Bolo de Mel em Cofre de Chocolate de Leite

Pão Escuro de Melaço e Cacau - Molasses and Cocoa Dark Bread

Já aqui trouxe pães com várias tonalidades mas estava-me a faltar um mais escurinho. Procurei na minha lista de receitas, por um que se enquadrasse no que eu tinha imaginado, mas em vão! Virei-me então para a net, mas também nada encontrei. Ou não gostava da receita ou não tinha em casa todos os ingredientes para a materializar. Vi-me então obrigado a criar a minha própria receita de pão escuro com o que tinha à mão.
O resultado foi curioso, porque este pão muito gostoso, tanto se pode comer ao natural como barrado com manteiga ou doce. De preferência acompanhado por um bom café. Não sei porque mas ao contrário dos anteriores, não ligo nada este pão ao chá! Experimentem!

Ingredientes:

- 340ml de leite
- 2 colheres de sopa de melaço
- 1 colher de sopa de oleo vegetal
- 1 colher de chá de sal
- 310g de farinha tipo 55
- 190g de farinha de trigo integral
- 50g de açúcar amarelo
- 1 1/2 colher de sopa de cacau em pó
- 2 colheres de sopa de amêndoas picadas
- 1 colher de chá de canela
- 1 colher de sopa de sementes de sesamo
- 1 pac de fermento em pó Vanhiné (ou equivalente)

Preparação:

Coloque todos os ingredientes líquidos no fundo e no topo todos os sólidos, sendo o fermento o último a entrar no recipiente. Ligue a máquina e delegue nela todo o trabalho de amassar, levedar e cozer o pão. Quando estiver pronto, deixe arrefecer ligeiramente e proceda como habitualmente.
Tente fazer este pão ao fim de semana ou noutra ocasião em que esteja mais tempo em casa. Só assim poderá apreciar o fantástico perfume que ele espalha pela cozinha, corredores, quartos, salas, garagem....!



Imprimir a Receita

Comentários

Fay van Gelder disse…
Olá, vim parar aqui vinda do blog da Anette.

Gostei muito do seu blog, receitas Maravilhosas :) .

Será que se importa que eu faça o link no meu blog ? para passar cá + vezes?

Abraço e Votos de um Bom Fim de Semana :)
risonha disse…
eh eh eh.. isto é que é sintonia.. acabei de publicar um pão, mas o meu muito mais simples que este.
escusado será dizer que eu vou já copiar esta receita.
colher-de-pau disse…
Mais um pão delicioso!!! A sua receita de brioche tornou-se um clássico cá em casa... é tão boa!
Marizé disse…
Wow, uma criação super original, o melaço e o cacau ficaram a martelar no meu imaginário de aromas e paladares, gostei muito, parabéns!

P.S. Tenho sentido falta das suas visitas, muito trabalho?
Marizé disse…
Virtual Chef: voltei para pedir desculpa, acabei de cometer uma injustiça, ainda há pouco tempo recebi os seus votos de felicidades numa postagem sobre o casamento do meu irmão.
Mil perdões, e beijocas
Cláudia disse…
Olá Virtual Chef, gostei muito desse pão mais escuro em que vai melaço e cacau. Lembra muito o pão australiano, que já fiz na máquina de pão e já postei.

Abraços
Sylvia disse…
Que delicia de pao, deve ter ficado muito aromático , já que o melaço de cana além do sabor que eu adoro tem um aroma incrível. Amei a receita desse pao.
Anónimo disse…
Nhami!
Este pão tem ingredientes muito especiais e eu gosto MUITO de todos eles! Mais um pão para eu me perder...
Beijinhos
Fabrícia disse…
Parabéns pelo blog.... delicioso!!!!
Abraços.
Rui Pereira disse…
Olá! Vou ter que experimentar estes pães! Parabéns pelas receitas.
Eu tenho uma máquina de fazer pão Tefal, e ainda só fiz 2 pães, um pão integral e um de leite mas ambos esfarelam muito quando corto o pão, alguma dica para resolver o problema?
Meryl disse…
How pretty!
Patricia Scarpin disse…
Que beleza de pão - adoro usar cacau em pó nas minhas receitas!
Ana Prazeres disse…
Vim deixar a beijoca repenicadissima e um abraço apertadoco... Desculpem...Quando chegar aviso!
Ana Prazeres disse…
Vim deixar a beijoca repenicadissima e um abraço apertadoco... Desculpem...Quando chegar aviso!
Sylvia disse…
Que delicia de pao e que cor maravilhosa , adorei
Joaninha disse…
Há lá coisa melhor do que ir para a cozinha bem dispostos e cheio de imaginação criar algo assim e obtermos um resultado 5* ??? :)))
Eu já aqui tive oportunidade de dizer que adoro pão (e essa é apenas uma das razões porque gosto deste blog) mas infelizmente não tenho máquina, no entanto ando a ganhar coragem para experimentar estas receitas sem ela, quem sabe não fico encantada com o resultado? É que grande parte do meu congelador é ocupado com diferentes tipos de pão que utilizo mediante o fim a que se destinam, mas se pudesses fazer estas receitas tinha sempre pão fresquinho e delicioso. :)
Anónimo disse…
Sigo este Blog com atenção porque tb tenho máquina de pão e adoro-a!

Venho deixar uma sugestão:

O supermercado "PLUS" tem apartir de hoje e em stock limitado mistura de farinhas para pão em 3 versões:
- mel e canela
- castanha
- arandos vermelhos

estou neste momento a experimentar a de maça e se souber tão bem como cheira....promete.

Continuação de boas receitas,

cookie
Sarita disse…
É a 1ª vez que passo por aqui e gostei muito do seu blog,vou de certeza visitá-lo mais vezes.
bjs.
Anónimo disse…
Por lapso escrevi que uma das farinhas do PLUS era de mel e canela, mas a verdade é qué é de maçã e canela.

Já experimentei e é uma delicia... vou lá passar para comprar mais.
virtual chef disse…
Cookie, muito obrigado pela sugestão. Tenho de passar pelo Plus para ver essas farinhas. Beijo.
Suzana Parreira disse…
Virtual Chef, adorei este pão. A cor é mesmo bonita - espero que saiba tão bem quanto parece!

Assim que o tempo o permita tenho de rentabilizar o investimento na máquina do pão que coitada continua dentro da caixa.

Bj