Bolo de Mel em Cofre de Chocolate de Leite

Pão de Arroz - Rice Flour Bread

Fazer pão sem glúten, não é fácil! O desafio deste pão de arroz é o seguinte: dada a presença do fermento num ambiente quente, o pão cresce rapidamente, mas como a farinha de arroz não contém "o amigo" glúten que sustente o seu crescimento, ele colapsa se crescer demasiado. Tendo em conta esta premissa, ajustei os ingredientes de forma a este não colapsar e fui tão bem sucedido que ele não só não colapsou como... não cresceu! Ficou atarracado e denso como mostra a foto. Ainda assim, não fosse eu exigente e não tivesse alimentado expectativas em relação ao dito e teria que concluir que só pela possibilidade de desfrutar do gostoso paladar final, teria valido a pena. Os valores para os ingredientes que apresento, são os que considero ajustados para ultrapassar este contratempo, mas que carecem de confirmação numa próxima oportunidade. Se forem audazes, arrisquem antes de mim e depois digam se foram bem-sucedidos, como espero!

Ingredientes:

- 500g de farinha arroz branco
- 200g de amido de milho
- 1 colher de chá de sal
- 1 pac de fermento em pó Vanhiné (ou equivalente)
- 250ml água morna
- 2 colheres de sopa de azeite
- 2 ovos
- 2 colheres de chá de mel

Preparação:

Não sei o que vos diga, talvez para lerem o manual da vossa máquina e seguirem as instruções. Em alternativa, sempre podem ser criativos! Desde que funcione...

Nota de Prova:

Comentários

Migas disse…
A foto está linda. O pão, apesar do contratempo também me parece muito bem. Esses docinhos estão mesmo a pedir para serem degustados com uma bela fatia! Conclusão: que belo pequeno-almoço eu teria com esse pãozinho!
Ana Prazeres disse…
Adorei a imagem. Tenho mesmo que seguir o seu conselho...
Este pão parece-me fantástico! Com uns docinhos então, ui,ui...
Da próxima vez, verá que não fica minorca, até porque pela imagem, para mim, corria a 20 passos que era uma beleza! Com um doce de tomate com canela era um consolo e não se cansava! A sério, gostei muito. 2 dias depois e faço anos. Já agora nasceu a que horas? Eu foi ao 1/2 dia, deve ser por isso que tenho esta pancada...
Beijinhos em nó direito
Ana Prazeres disse…
Repare que não estou a dizer que ficou minorca!!! Estou só a constatar pelo que disse! Para mim está crescidinho o suficiente...
Beijinhos em nó rabo de porco
Cláudia disse…
Virtual Chef, deu uma olhada mais aprofundada em seu blog e adorei,não saio mais daqui com tantas receitas de pães para máquina. Vou fazer também o de Muesli.

bjs
Marizé disse…
Mais um pão original e que dá vontade de fazer.
Espero ter audácia para tal.
Mais uma foto fantástica também, este poderia bem ser um fotofoodblog, melhor: fotobreadblog!
Beijocas
Uma prima minha muito querida é celíaca. Vivo testando novas receitas de bolos, pães, biscoitos e tortas sem gluten. Confesso que desisti de esperar a mesma consitência dos produtos com gluten.
abs,
Nina.
Elvira disse…
Deve ser muito leve e fofo! :-)
Ana Prazeres disse…
Adorei o blog da sua mãe. A sua mulher está cheia de sorte com uma sogra tão habilidosa!!! Tem lá uns brincos azuis lindões...

Devido à antiguidade dos guias e sub-guias das patrulhas em que estive inserida e das equipas em que estive inserida, nunca cheguei a guia... Mas independentemente disso, adorei, choro de saudade e recomendo a toda a gente com filhos, que se puder, experimente pelo menos uma actividade/convivio uma vez que seja.

Também acho que deveria ser obrigatório! Muito do que sou hoje, devo-o ao escutismo e aos irmãos que lá ganhei...
DO CNE UMA VEZ NA VIDA, DO CNE SEMPRE ATÉ MORRER!!!
Beijinhos escutistas
O pão tem um aspecto delicioso, e a decoração é de facto inspiradora!
Já pertence ao meu caderninho de pães... =)

Bjinhos
Agdah disse…
Valeu a pena a tentativa.
Esse pão é muito original!
Ana Prazeres disse…
Duvido que seja melhor do que as comidas da mãezoca (da sua e da minha!)... Mas é bom...
Beijinhos escutistas
diogo disse…
gostei da sinceridade. julgava que só eu é que falhava . lol
Anónimo disse…
Virtual Chef, gostei do seu blog , das receitas de pão, item no qual não tenho habilidade alguma e da declaração de que o produto final não foi o máximo pois o que vale é o ato de experimentar. Pretendo linká-lo no meu blog. É possível ?
Ana Prazeres disse…
O meu gajo comeu da lasanha, fiz na 3ª feira passada (fui para a mãezoca's house, 4º de manhã, da outra semana, para trabalhar no escritorio). Gostou!
Eu apreciei a visita e aguardo os doces de natal ansiosamente. Há 4 anos fiz uns sonhos com um molho de chocolate, minha invenção, ui,ui.. Beijinhos natalicios
risonha disse…
agora que já tenho a minha máquina de pão vou fazer este com certeza.. e que seja o que deus quiser..lol
Marisa disse…
olá. O meu nome é Marisa e pesquisei nas cozinhasdomundo por reecitas sem glúten e vim parar a esta receita de pao de arroz... o fermento que se usa será tolerável para alérgicos ao glúten? Ou haverá um fermento proprio?
Agradecia uma resposta, e se houver por aí mais receitas sem glúten, davam um jeitão. Obrigada. :)

P.S. Parabéns pelo blog