Mega Bolo de Chocolate - Mega Chocolate Cake

Este é um bolo que não tem uma grande história, mas com o qual você pode fazer história junto dos seus amigos ou familiares.
A base da receita é do incontornável Jamie Oliver, à qual introduzi algumas alterações, mais ao meu gosto e adaptadas à nossa realidade. Assim, resolvi trocar as amêndoas da receita original por nozes picadas, bem como no acompanhamento substitui o original crème fraîche" por uma bola de gelado.
O toque mágico deste bolo e que surpreende quem o prova está na cobertura. O cacau em pó misturado com os Halls igualmente em pó dá-lhe uma profundidade fresca e corta em parte, a doçura do bolo.
Quando acompanhado por um bom café quente, torna esta conjugação de paladares uma experiencia "sui generis"

Ingredientes:

- 200g de chocolate negro de boa qualidade (70% cacau)
- 175g de manteiga
- 120g de açúcar mascavado
- 125g de nozes picadas
- 2 colheres de sopa de cacau em pó
- 1 pitada de sal
- 5 ovos
- 150g de farinha com fermento
Para a Cobertura:
- 2 colheres de sopa de cacau em pó
- 1 embalagem de Halls Extra Forte

Preparação:

Derreta a manteiga juntamente com o chocolate partido em pequenos pedaços. Quando estiver tudo derretido, retire do lume e verta para um recipiente à parte. Adicione o açúcar, as nozes, o sal e uma colher de cacau em pó. Envolva tudo muito bem até obter uma consistência suave. Junte agora a farinha e posteriormente os ovos, um a um, mexendo bem entre cada uma das fazes.
Barre com manteiga uma forma (com cerca de 25x25cm) e polvilhe o fundo com 1 colher de cacau em pó. Verta a mistura do bolo para dentro da forma e leve ao forno pré-aquecido a 170°C durante cerca de 20/25 minutos. Depois de pronto retire-o da forma sem deixar arrefecer. Polvilhe o bolo com uma mistura de 2 colheres de cacau em pó, com a embalagem de Halls (triturada até as pastilhas ficarem reduzidas a pó).
Nota de Prova:

Imprimir a Receita
Enviar um comentário