Bolo de Mel em Cofre de Chocolate de Leite

Mega Bolo de Chocolate - Mega Chocolate Cake

Este é um bolo que não tem uma grande história, mas com o qual você pode fazer história junto dos seus amigos ou familiares.
A base da receita é do incontornável Jamie Oliver, à qual introduzi algumas alterações, mais ao meu gosto e adaptadas à nossa realidade. Assim, resolvi trocar as amêndoas da receita original por nozes picadas, bem como no acompanhamento substitui o original crème fraîche" por uma bola de gelado.
O toque mágico deste bolo e que surpreende quem o prova está na cobertura. O cacau em pó misturado com os Halls igualmente em pó dá-lhe uma profundidade fresca e corta em parte, a doçura do bolo.
Quando acompanhado por um bom café quente, torna esta conjugação de paladares uma experiencia "sui generis"

Ingredientes:

- 200g de chocolate negro de boa qualidade (70% cacau)
- 175g de manteiga
- 120g de açúcar mascavado
- 125g de nozes picadas
- 2 colheres de sopa de cacau em pó
- 1 pitada de sal
- 5 ovos
- 150g de farinha com fermento
Para a Cobertura:
- 2 colheres de sopa de cacau em pó
- 1 embalagem de Halls Extra Forte

Preparação:

Derreta a manteiga juntamente com o chocolate partido em pequenos pedaços. Quando estiver tudo derretido, retire do lume e verta para um recipiente à parte. Adicione o açúcar, as nozes, o sal e uma colher de cacau em pó. Envolva tudo muito bem até obter uma consistência suave. Junte agora a farinha e posteriormente os ovos, um a um, mexendo bem entre cada uma das fazes.
Barre com manteiga uma forma (com cerca de 25x25cm) e polvilhe o fundo com 1 colher de cacau em pó. Verta a mistura do bolo para dentro da forma e leve ao forno pré-aquecido a 170°C durante cerca de 20/25 minutos. Depois de pronto retire-o da forma sem deixar arrefecer. Polvilhe o bolo com uma mistura de 2 colheres de cacau em pó, com a embalagem de Halls (triturada até as pastilhas ficarem reduzidas a pó).
Nota de Prova:

Imprimir a Receita

Comentários

Carla disse…
Estou curiosa em relação ao sabor.
Com Halls nunca tinha ouvido. Tenho de experimentar.bj
Cininha disse…
Que cobertura tão original, nunca tinha ouvido falar de triturar halls para bolos:-)sempre a aprender.
bjs :-)
Estou super curiosa em experimentar este bolo! Vou anotar a receita!
abs
Helena disse…
Muito bonito e na certa delicioso...
bio_geo_esds@ disse…
Pois a cobertura é original. Já usei halls triturados mas não em pó em pequenos cristais para fazer umas bolachas, em pó deve ficar muito bom. Vou experimentar.
SM disse…
Deve ser realmente bom!!
Já agora, algum truque especial para colocar os halls em pó?
Anónimo disse…
Realmente digo o mesmo que todos os outros, esse pormenor do halls é sem duvida sui generis... aprender até morrer...
Cláudia disse…
Eu gostei muito deste bolo que foge do tradicional bolo de chocolate e tal com cobertura cremosa seja de ganache ou outra. O fato de ser coberto com chocolate em pó e halls moído... já posso sentir a refrescância inédita que a aparência dele não mostra; uma surpresa é sempre bem vinda!

abraços
Anónimo disse…
Chef adoro suas receitas os pães fiz quase todos, adoro estas receitas da máquina pão , a minha viva encostada depois que descobri o seu blog vi o tanto que ela é útil.
Abraços
Ana Prazeres disse…
Halls extra forte??? Intrigante...
Calculo que a combinação do café quente com a cobertura do bolo deve de facto ficar uma combinação única!
Beijinho escutista
Nysa disse…
mais uma receitinha de bolo de chocolate ;-) que bom!!!
Iola disse…
Vi uma vez um programa do Jamie em que usava esta cobertura, como fiquei curiosa tive logo que experimentar, fiz com uma receita vulgar de bolo de chocolate e tenho de dizer que a junção dos dois sabores é para mim divinal. Na altura tive algumas reclamações das minhas filhas, que alegaram que eu tinha estragado um bolo de chocolate para mais uma experiência...
Posto isto nunca mais repeti.
Obrigada por me fazer lembrar uma receita tão original e saborosa.
tenho de repetir um dia destes.