Bolo de Mel em Cofre de Chocolate de Leite

Pulla - Pão Tradicional Finlandês - Traditional Finnish Bread

A receita de hoje é "Pão Pulla", também conhecido como "Pão de Café Finlandês". Curiosamente, este último nome não se deve à sua composição, mas ao acompanhamento. Este pão serve-se em fatias finas com café (ou chá), normalmente em ocasiões especiais.
A sua apresentação varia desde a pequena bola à trança. Os seus ingredientes também podem variar e é comum encontrar-se na sua confecção passas de uva, canela, baunilha ou cardamomo (esta é a versão que hoje aqui trago).
Dizem os finlandeses, que deste pão-de-leite doce se fazem ao fim de alguns dias, umas tostas fantásticas. Este que hoje fiz, não terá o prazer de conhecer a minha torradeira, porque dificilmente durará até esse momento!


Ingredientes:

- 50ml de água
- 200ml de leite
- 85g de açúcar branco
- 45g de manteiga
- 500 de farinha tipo 55
- 3 ovos
- 1 colher de chá de cardamomo
- 1 colher de chá de sal
- 1 pac de fermento em pó Vanhiné (ou equivalente)
Para a Cobertura:
- 1 ovo batido
- 10g açúcar branco


Preparação:

Siga o procedimento normal dos outros pães mas, alguns instantes antes de a máquina iniciar o processo de cozedura, abra a tampa e pincele a massa com um ovo batido. Salpique com açúcar branco, feche a tampa e deixe a máquina terminar a cozedura. Desenforme-o, prove-o e sinta-se feliz como um finlandês!
Nota de Prova:

Imprimir a Receita

Comentários

AndreaDomingas disse…
Adoro fazer pães! Já guardei esta receita para provar, pois parece-me muito gostoso!

Um abraço,
Marizé disse…
Tem cardamomo, tenho de experimentar, desde que descobri o sabor e o aroma desta especiaria que fiquei fã.
Ana Prazeres disse…
Acredito que não dure, mesmo!!!
Este parece-me óptimo, Chef!
Tenho um bolinho novo!
Beijinhos cor de laranja
Cinara disse…
Virtual Chef, este blog é uma tentação muito grande!!! Eu sou uma amante dos pães (de todos os tipos), e estou fascinada por tudo que você já publicou aqui... Vou ler cada post com muita calma, com certeza! ;o) Muito obrigada pela visita ao meu blogo, e vou agora mesmo anexar seu link lá, OK? Abraços do Brasil!
Carlos disse…
Como siempre tus recetas espectaculares, un saludo
Daniel disse…
Adorei seu blog! Penso que nenhuma das receitas fugiu ao meu gosto. Tenho que confessar, senti até um pouco de inveja, não sou muito experiente em preparo de pães.
Mais uma para fazer parte do meu novo livro de receitas, que contém apenas delicioso pães!
Uma vez mais parabéns e obrigado!
Fátima Correia disse…
Caro Chef Virtual,
O chef parece ser um perito na matéria do pão, por isso vou tomar a liberdade de lhe fazer algumas questoes sobre o assunto.
No meu aniversário a minha filha presenteou-me com uma máquina de fazer pão (Clatronic), calculo que ela tenha intençoes de comer pao fresquinho e quentinho todos os dias... ela é assim, uma sonhadora :))

Pois bem, a minha primeira e unica tentativa resultou num pão de aveia demasiado embatomado, mas bastante gostoso... nao sei porque motivo ficou assim... talvez tenha sido por ter usado o temporizador... terá sido?

Como a minha filha continua à espera de receber frutos do seu investimento eu tenho pesquisado algumas receitas pera experimentar, mas tenho-me deparado com as seguintes dúvidas:

- Qual a diferença entre levedura e fermento de padeiro seco?ou querem dizer o mesmo?

- O fermento em pó que a maioria das receitas refere é o mesmo que vulgarmente se usam nos bolos?

- Onde posso encontrar fermento de trigo e farinha integral?

Obrigada pela atenção
Bons cozinhados para todos.
NAnda
virtual chef disse…
Olá Fátima C. Antes de mais, obrigado pela sua visita e já agora não diga que sou perito em pão, serei no máximo um grande curioso e apreciador, isso sim!
Antes de responder às suas perguntas deixe-me dizer-lhe o seguinte: tenho lido muita coisa sobre as máquinas de pão e invariavelmente encontro pessoas que dizem ter desistido as usar porque o pão não saía em condições. Em minha opinião o segredo está no fermento. Desde o primeiro pão, que utilizo as saquetas de Vanhiné(Fermento de Padeiro), sempre com resultados óptimos. Recentemente experimentei utilizar as saquetas da Ramazzotti(Levedura Fermento) e não correu nada bem. Pelo que me descreve sobre o seu pão de aveia, não me parece que tenha sido o temporizador, mas sim o fermento, parece-me!
Fermento de padeiro/Levedura - Quando prepara a massa de um pão, ao juntar o fermento de padeiro/levedura com os líquidos, desencadeia-se um processo químico que leva à libertação de bolhas de dióxido de carbono. O pão cresce pela acção dessas bolhas. A razão pela qual se deve utilizar o fermento à levedura é porque esta demora, de 2 a 3 horas, para produzir as bolhas. Na máquina, este tempo não é suficiente e o pão acaba por não crescer.
Fermento em pó - Se o fermento em pó a que as receitas se referem for o tipo Royal, funciona do mesmo modo que a levedura, levando por isso aos mesmos resultados.
Onde encontrar fermento de trigo e farinha integral - Em qualquer Hiper no corredor dos produtos dietéticos.
Espero ter sido esclarecedor, senão diga que tentarei explicar melhor.
Volte sempre.
Fátima Correia disse…
Caro Chef
Muito obrigada pelas dicas, vou segui-las religiosamente.
Posso encontrar as tais saquetas Vanhiné em Super/Hipermercados?
Em relação às farinhas, qual a marca perferida do Chef?

Obrigada e beijinhos docinhos ;)
virtual chef disse…
Fátima, as saquetas Vanhiné tal como as farinhas costumo comprar no Continente ou no Pingo Doce. As marcas das farinhas utilizadas são para a T55, Branca de Neve e para a T65 a do Pingo Doce. As restantes, na sua maioria, estão nos produtos dietéticos e por falta de "curriculum" ainda não escolho marcas. Bom fim-de-semana e bons pães.
Unknown disse…
Mais uma vez obrigado e bom fim de semana para todos
Cláudia disse…
Virtual Chef, já peguei a receita do pão finlandês. Adoro tudo que é feito na máquina de pão. E o seu ficou lindão!
bjs
Carlos Martins disse…
Fui preparar a vossa receita e restou uma dúvida. Dos ingredientes que você listou, constam:

Ingredientes:
- 50ml de água
- 200ml de leite
- 100 g de manteiga
- 85g de açúcar branco
- 45g de manteiga
- 500 de farinha tipo 55
- 3 ovos
- 1 colher de chá de cardamomo
- 1 colher de chá de sal
- 1 pac de fermento em pó Vanhiné (ou equivalente)
Para a Cobertura:
- 1 ovo batido
- 10g açúcar branco

Na realidade, são 145g de manteiga ou são 45g de algum outro ingrediente?
Abraços.
virtual chef disse…
Carlos,
Tanta gente a passar por aqui e ninguém tinha dado pela gafe, nem mesmo eu. Voçê tem toda a razão, o pão não podia levar 2 doses de manteiga, uma de 100g e outra de 45g. A primeira doze de 100g está a mais e resulta do facto de eu utilizar um post anterior para aproveitar a formatação. Por minha desatenção ficou este ingrediente que não pertence a esta receita.
Agradeço o seu reparo e já corrigi os ingredientes.
Os melhores cumprimentos.
Carlos Martins disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Carlos Martins disse…
Olá.
Comecei fazendo sua receita e acabei tomando rumos diferentes.
De qualquer maneira... a base é sua.

http://cmartins1963.multiply.com/recipes

Saudações e obrigado.
risonha disse…
bem.. agora que já sabes que tenho uma maquineta não vou largar este blog para cuscar as receitas... já te adicionei também no meu blog..
Anónimo disse…
Chef, Sou Finlandês e resido no brasil,e minha mãe aprendeu com minha vó quando menina a fazer este delicioso pão de leite!

ela prepara ele em forma de trança o que acho que ajuda a cozinhar, pois nao há tanta massa em cada trança e quando ele fica pronto as tranças acabam por fundir-se no interior do pão, e ficam alguns lugares com bastante canela que da um gosto único a este pão...

bom demais.. tem o gostinho da finlândia mesmo!

um abraço do brasil!
Anónimo disse…
Ola Virtual Chef. Eu queria muito fazer este pão, pois acho que deve ficar delicioso, mas tenho um problema e não consigo encontrar o Cardamomo, pelo que gostaria, se não se importar, que me dissesse onde poderei encontar.Ja procurei nos hipermercados(modelo, jumbo)mas não encontro.
Obrigada....
Adoro o seu blog...
virtual chef disse…
Silvia,
Eu compro o cardamomo na loja Gourmet do El Corte Inglês mas também já vi à venda, a um preço muito mais acessível, na Makro.
Obrigado pela visita.
Beijo.