- Obter link
- X
- Outras aplicações
- Obter link
- X
- Outras aplicações
As voltas que dei, para tentar encontrar a origem do nome deste pão. Nada no seu aspecto me fazia lembrar o dito primata ou algo relacionado com ele. Nalguns sites onde se pode encontrar esta receita é mesmo dito que se desconhece a origem do seu nome, ou pasme-se, teria sido inventada pelos próprios macacos?!. O certo, é que para esta receita que começou a ser muito popular nos anos 60/70, um pouco por todas as padarias dos Estados Unidos, a explicação mais razoável que encontrei foi esta: depois de pronto, as pequenas bolas de pão são comidas uma a uma, à mão tal como fazem os macacos. Ainda que verosímil, não me parece nada civilizado...!
Ingredientes:
- 10g de fermento
- 400g de farinha tipo 55
- 2g de canela
- 6 gramas de sal
- 50g de açúcar
- 30g de manteiga
- 235ml de água
- 225g de manteiga
- 220g de açúcar amarelo
- 145g de nozes e amêndoas finamente partidas
Preparação:
Nota de Prova:- 10g de fermento
- 400g de farinha tipo 55
- 2g de canela
- 6 gramas de sal
- 50g de açúcar
- 30g de manteiga
- 235ml de água
- 225g de manteiga
- 220g de açúcar amarelo
- 145g de nozes e amêndoas finamente partidas
Preparação:
No recipiente da máquina de pão colocar: a água, 30g de manteiga, a farinha, a canela, o sal, 50g de açúcar e o fermento. Seleccionar o programa de amassar e colocar a máquina em funcionamento. Quando esta concluir a tarefa, retirar o conteúdo do recipiente para uma superfície enfarinhada e amassar tudo muito bem. Numa panela média, levar ao lume (muito fraco) 225g de manteiga, 220g de açúcar amarelo e as 145g de nozes e amêndoas finamente partidas. Ir mexendo até a manteiga estar completamente derretida. Remover do calor e reservar. Corte a massa em bolinhas muito pequenas, passe pela panela com a manteiga e vá colocando dentro de uma forma para bolos, previamente barrada e enfarinhada. Levar ao forno a 190ºC durante 20/25 minutos até alourar. Retirar do forno e colocar a forma virada para baixo sobre um prato para bolos, sem desenformar. Deixar arrefecer um pouco e retirar a forma. Comer como fazem os macacos, ou da forma que entenderem como mais civilizada.
Imprimir a Receita
Comentários
Pena que o nome é desconhecido, mas a ver pela foto parece delicioso!
Abraços!
Com certeza a tua teoria de que pode ser comido com as mãos é a mais plausível.
bjo,
Nina.
ficou lindo!
beijos!
beijinhos
Devo dizer que este pão parece ser delicioso e ainda por cima leva canela... hum, adoro coisas com canela. O seu blog tem um aspecto maravilhoso com receitas irresistíveis.
Beijos
No fim de semana ao preparar uma publicação para hoje no "tachos de ensaio", deparei-me com este magnifico pão.
Adiante, publiquei a minha versão de pão macaco e gostava da sua opinião.
Beijocas
Viajar pela Internet é sempre bom, principalmente quando você tem a oportunidade de se conectar a um país distante e que por laços afetivos, familiares e culturais nos identificamos.
Talvez tenhamos achado uma explicação para o nome "Pão Macaco".
A árvore baobá,produz frutos com formato de abóboras, também chamados "pão de macaco" que é usada para coalhar leite e também é servida com a comida.
Faça uma visitinha a http://www.preac.rei.unicamp.br/consciencianegra/baoba.htm e terá mais explicações.
Abraços e adorei a receita.
Eloisa Sant'Anna
Ó eu aqui...
Amanhã venho cá ver de novo. Estou a ver que tenho que fazer um blog... pior é ter que o alimentar regularmente e o tempo escasseia.
Bgd pelo que li, pelo prazer que tem a escrever... e eu ao ler.
A máquina... lololol
MariAna