Pão Escuro de Melaço e Cacau - Molasses and Cocoa Dark Bread

Já aqui trouxe pães com várias tonalidades mas estava-me a faltar um mais escurinho. Procurei na minha lista de receitas, por um que se enquadrasse no que eu tinha imaginado, mas em vão! Virei-me então para a net, mas também nada encontrei. Ou não gostava da receita ou não tinha em casa todos os ingredientes para a materializar. Vi-me então obrigado a criar a minha própria receita de pão escuro com o que tinha à mão.
O resultado foi curioso, porque este pão muito gostoso, tanto se pode comer ao natural como barrado com manteiga ou doce. De preferência acompanhado por um bom café. Não sei porque mas ao contrário dos anteriores, não ligo nada este pão ao chá! Experimentem!

Ingredientes:

- 340ml de leite
- 2 colheres de sopa de melaço
- 1 colher de sopa de oleo vegetal
- 1 colher de chá de sal
- 310g de farinha tipo 55
- 190g de farinha de trigo integral
- 50g de açúcar amarelo
- 1 1/2 colher de sopa de cacau em pó
- 2 colheres de sopa de amêndoas picadas
- 1 colher de chá de canela
- 1 colher de sopa de sementes de sesamo
- 1 pac de fermento em pó Vanhiné (ou equivalente)

Preparação:

Coloque todos os ingredientes líquidos no fundo e no topo todos os sólidos, sendo o fermento o último a entrar no recipiente. Ligue a máquina e delegue nela todo o trabalho de amassar, levedar e cozer o pão. Quando estiver pronto, deixe arrefecer ligeiramente e proceda como habitualmente.
Tente fazer este pão ao fim de semana ou noutra ocasião em que esteja mais tempo em casa. Só assim poderá apreciar o fantástico perfume que ele espalha pela cozinha, corredores, quartos, salas, garagem....!



Imprimir a Receita
Enviar um comentário