Pão Chalá - Challah Bread

De regresso aos pães realizados em exclusivo na máquina de pão, hoje apresento uma receita Judaica, Pão Chalá. Este é um pão especial, geralmente trançado podendo ser doce ou salgado e que é consumido no Shabat e nas festas judaicas, excluindo o Pessach.
É costume judaico começar as refeições e principalmente a de sexta à noite comendo o Chalá. A refeição começa com a bênção de dois pães que são cobertos com um pano ou fralda. A bênção "Hamotzi" é a mesma para todos os pães: "Baruch atah adonai, eloheinu melech ha'olam, hamotzi lechem minutos ha'aretz" e que significa "Abençoado sejas, Senhor, nosso Deus, Rei do universo, Que fazes brotar o pão da terra". E já agora, o significado original da palavra Chalá é "um pequeno pedaço da massa".
Eu não sei se tudo é assim como descrevi anteriormente, mas é o resultado de uma breve busca na net sobre este pão. Agora, com a vossa licença, vou provar o Chalá...!

Ingredientes:

- 3/4 de copo de água morna
- 1 ovo grande
- 3 colheres de manteiga
- 3 copos de farinha tipo 55
- 4 colheres de açúcar
- 1 1/4 colher de chá de sal
- 1 pac de fermento em pó Vanhiné (ou equivalente)

Preparação:

Siga o procedimento normal dos outros pães mas, alguns instantes antes de a máquina iniciar o processo de cozedura, abra a tampa e pincele a massa com um ovo batido. Feche a tampa e deixe a máquina terminar a cozedura. No final com "Hamotzi" ou sem ele, deguste este belo pão.


Imprimir a Receita
Enviar um comentário