- Obter link
- X
- Outras aplicações
- Obter link
- X
- Outras aplicações
Esta receita tradicional escocesa, conhecida como Caramel Shortcake e também por Millionaires Shortbread é constituida por três deliciosas camadas; a primeira, na base, de bolacha de manteiga crocante, a segunda, intermédia de caramelo muito macio e a última por uma cobertura brilhante de chocolate de leite. A minha melhor descrição para esta "coisa" é de que é o êxtase em barra. Come-se e suspira-se por mais! Claro que é um pouco calórica, mas temos de nos preparar para enfrentar o inverno rigoroso que se aproxima e para os/as mais preocupados com a dieta, pensem na felicidade enorme que iram sentir ao comer um pequeno quadrado desta "coisa"!
Existem muitas variantes para esta receita, principalmente para o recheio de caramelo. Eu segui a que vem neste livro: "Favourite Teatime Recipes" (By Carole Gregory (Autora) e A.R. Quinton (Autor e Ilustrador). Audazes visitantes, atrevam-se!Ingredientes:
Para a Base:
- 120g de manteiga meio-sal
- 180g de farinha com fermento
- 60g de açúcar amarelo
Para o Toffee:
- 120g de açúcar amarelo
- 120g de manteiga
- 2 colheres de sopa de mel
- 1 lata de leite condensado
Para a Cobertura:
- 1 colher de gordura vegetal hidrogenada para cada quilo de chocolate
- 300 g chocolate negro para culinária
Para a Base:
- 120g de manteiga meio-sal
- 180g de farinha com fermento
- 60g de açúcar amarelo
Para o Toffee:
- 120g de açúcar amarelo
- 120g de manteiga
- 2 colheres de sopa de mel
- 1 lata de leite condensado
Para a Cobertura:
- 1 colher de gordura vegetal hidrogenada para cada quilo de chocolate
- 300 g chocolate negro para culinária
Preparação:
Para a Base: Derreta a manteiga e adicione primeiro o açúcar e depois a farinha. Amasse tudo até formar uma bola homogénea. Num balcão enfarinhado estenda a massa (não é muito fácil trabalhar esta massa, pois ela como não fica muito sólida parte com facilidade). Numa forma quadrada (com cerca de 20x20cm) forrada com papel vegetal, acondicione no fundo a massa estendida. Pique a massa com um garfo e leve ao forno pré-aquecido a 170°C durante cerca de trinta de minutos. Depois de pronto deixe arrefecer dentro da forma.
Para o toffee: Colocar todos os ingredientes num tacho e levar a lume brando durante 15 minutos, mexendo sempre. Quando obtiver uma bonita cor dourada e a consistência estiver mais espessa, retire do lume. Verta este preparado sem demorar sobre a base cozida, ainda dentro da forma. Tenha em atenção que o toffee ganha muita consistência rapidamente. Deixe arrefecer.
Para a camada de chocolate: Derreta o chocolate com a gordura vegetal no microondas ou em banho-maria. Quando estiver derretido, verta sobre o toffee e deixe arrefecer no frigorífico. Uma hora depois ou no dia seguinte, desenforme e corte em pequenos quadrados com uma faca passada por água quente. Se já chegou até aqui, ligue aos seus amigos e convide-os para um café. Quando estiverem bem acomodados sirva-lhes um café bem aromático com os quadrados de Caramel Shortcake. Verá como neste Natal não se esquecem de si!
Nota de Prova:
Comentários
esta deve ser uma perdição :O
Que maravilha! Com toda a certeza que vou experimentar esta receita :-)
Beijokas
bjo,
Nina.
... há muito que visito este blog e gosto muito dele. Andava já há muito tempo para criar um meu e finalmente deitei mãos à obra. Ainda está no principio, mas convido a uma visitinha: www.allsogno.blogspot.com.
Saudações, Paulucha.
A foto esta um delicia ,dá vontade de comer.
... obrigadissima pelo seu muito simpático comentário. É tão bom ter comentários! É quase como nos sentarmos à mesa com amigos a partilhar aquilo que cozinhamos. O seu comentário, foi o comentário inaugural do meu blog. Esses 'caramel shortcakes' têm um aspecto elaboradissimo, fantástico e super-delicioso.
Saudações da Paulucha (http://www.allsogno.blogspot.com
http://ocantinhodananda.blogspot.com/
Beijinhos
Nanda
Beijocas
Beijinhos
Gostei principalmente das receitas de pães.
Parabéns!
Beijinhos
Não quero ser chata mas só tenho um probleminha com esta versão,a gordura hidrogenada... :( Eu sei, eu sei, que picuinhas que sou,mas faz-me confusão e evito tudo que contenha gorduras hidrogenadas ou parcialmente hidrogenadas, assim como os denominados açucares "invertidos". Nem imagina o tempo que perco no supermercado por causa disto...
me conta uma coisa: que açucar amarelo é esse?
obrigada
O açúcar amarelo tem uma cor, sabor e aroma característicos, pois mantém parte dos corantes naturais da cana-de-açúcar (melaço). Sendo um açúcar mais húmido e de fácil dissolução é ideal para massas onde o teor de humidade é importante, como por exemplo, nos doces regionais e tradicionais. Este açúcar confere também um sabor especial ao chá, café e caipirinhas.
Creio que isto responde à sua pergunta.
Beijo.