Pequenos Vulcões de Chocolate - Lava Cake

Talvez nenhuma outra receita na história recente tenha resultado tão bem, quando mal cozida, como a destes pequenos bolos de chocolate, que sob a ligeira pressão de um garfo, libertam um fluxo do chocolate derretido. Tudo teve início em 1987 quando o Chef Suiço Pierre Schutz, agora Chef no Vong de Manhattan, após trabalhar com Marc Meneau em França, levou para os EU uma receita de um bolo de chocolate mal cozido. Esta receita foi então confeccionada no Lafayette, onde Schutz começou a trabalhar para Vongerichten. No início, os bolos foram cozidos nuns copos de papel minúsculos e resultavam húmidos mas não cremosos, porque eram muito pequenos. Três meses depois de os começarem a fazer, um cliente pediu-os para uma festa particular e foi então que os começaram a fazer em copos maiores e descobriram que o interior ficava cremoso. Todos adoraram a passaram desde então a ser confeccionados desta forma.
Esta receita é uma desgraça para os amantes de chocolate e das receitas de chocolate, nos quais eu me incluo (...e também se deve incluir a Sylvia que tem este Blog absolutamente fantástico onde fui colher esta belíssima receita). Por isso, se tiverem oportunidade, não deixem de ensaiar esta delícia...!


Ingredientes:

- 150g de chocolate negro
- 10 colheres de sopa de manteiga
- 3 ovos
- 3 gemadas
- 1 1/2 chávena de açúcar
- 1/2 chávena de farinha


Preparação:

Em banho-maria ou no microondas, derreter a manteiga juntamente com o chocolate partido em pequenos pedaços. Num recipiente à parte bater os ovos e as gemas com o açúcar. Adicionar a esta mistura o chocolate derretido e depois envolver tudo muito bem com a farinha. Verta o creme obtido em formas de pudim flan (estas quantidades dão para cerca de 14 formas) previamente untadas. Não as encha até ao topo, deixe cerca de 1 cm de folga. Coloque a cozer no forno aquecido a 200º C, durante 11/14 minutos. Retire as formas do forno e deixe arrefecer durante alguns minutos. Desenforme com a ajuda de uma faca e sirva ainda quente, com uma bola de gelado (no caso, servi com sorvete de limão e ficou fantástico com o chocolate). Cuidado, o recheio pode estar muito quente. Mas se estiver, o sorvete dá uma ajuda...


Nota de Prova:

Enviar um comentário