Bolo de Mel em Cofre de Chocolate de Leite

Bolo de Limão e Amêndoas - Lemon and Almond Cake

Quem diria, que o aproveitamento de um limão do qual se tinha utilizado apenas a casca, daria origem a um Bolo de Limão e Amêndoas. Mais palavras...? Só se for para pedir mais uma fatia...!











Ingredientes:

- 100g farinha de trigo integral
- 200g farinha de trigo
- 1 colher de chá de fermento
- 1 punhado de amêndoas cortadas aos pedacinhos
- 200g açúcar amarelo
- 4 ovos
- 15cl de leite
- 15cl óleo
- Raspa e sumo de um limão grande

Preparação:


Pré-aqueci o forno a 180ºc. Pincelei, uma forma de bolo inglês com óleo e polvilhei de seguida com farinha. Comecei por bater as claras em castelo com uns grãozinhos de sal. Reservei. Numa tigela grande (a minha tigela dos bolos...) juntei os líquidos todos, mais o açúcar e bati com a batedeira. Acrescentei as amêndoas. Noutra tigela, juntei as farinhas com o fermento. Acrescentei depois, aos poucos, à mistura dos líquidos e bati mais um pouco. No final adicionei as claras em castelo sem mexer muito, despejei na forma, e levei ao forno (+/-) 40min.
Por ser muita, eu dividi a massa entre a forma do bolo inglês e umas formas de muffins/queques (ainda rendeu seis dos ditos). 

Nota de Prova:

Imprimir a Receita

Comentários

colher-de-pau disse…
Realmente estão com um aspecto delicioso!
Já tinha visto a receita por lá e ficado com vontade de experimentar!
Sheila disse…
Que delícia de bolo! Seu blog é maravilhoso! Adorei várias coisas aqui =)
Marizé disse…
A Anette é de facto muito original, este bolinho deve ser mesmo delicioso.
Migas disse…
Esses muffins estão a olhar para mim... Eu já tentei encontrar amêndoa aqui mas até agora, nada...Mas não vou desistir porque esta receitinha da Anette e a sua maravilhosa recriação estão a pedir ser degustadas (em minha casa)!
Ana Prazeres disse…
Estou sem palavras... Primeiro porque o grande Chef experimentou uma receita da Anette, mas principalmente porque descreveu exactamente o que sinto e faço ao preparar uma receita, por isso mesmo é que: "Freak" porque são misturas e experiências mirabulantes e às vezes "malucas" e veggie porque 80% delas tem veggies e frutas e tendem a ser pseudo vegetarianas e o mais saudáveis possível, sem perder sabor. Muito e muito obrigada a este Blog e ao seu Chef que eu adoro visitar e que acho simplesmente fabuloso. Foi um orgulho ver uma das minhas receitas reconhecidas e publicadas por si.
Beijinhos de limão e já agora de cenoura... (Mais uma receita postada com cenoura, se quiser dar uma olhadela...)
risonha disse…
oh coisa boa.. amei esta receita e já tomei nota no meu caderno de receitas favoritas.
Agdah disse…
Deve ser muito bom. vou experimentar por aqui também.
Anónimo disse…
De comer e chorar por mais? Aposto que sim!
=)
Ana Prazeres disse…
Grande Chef, um bolo de limão na versão de laranja, à sua espera na cozinha freak... Também não é mau, mas o de limão é imbativel...
Beijinhos de laranja
Ana Prazeres disse…
Lembrei-me de pôr côco, mas só o côco, não o leite do dito, mas não tinha!!! Mas olhe que deve ficar magnifico com o leite! Tenho que testar mais para frente, esta sua ideia maravilhosa. Quanto à cozinha... Imagina-se a pincelar uma forma com um pincel que parecia uma trincha de pintar paredes??? Eu também não, mas foi o que aconteceu... A comida da minha mãe é óptima, mas como ela diz, faz porque tem que comer, como tal o espirito acompanha a cozinha , e alguns dos meus instrumentos foram morar comigo para Lisboa... às vezes torna-se complicado... mas como eu também fui escuteira... Nada me atrapalha!!! Adoro cozinhar sobre pressão, até porque é a despejar e a testar que a gente inventa e a cozinha às vezes parece um campo de batalha... Mas sou eu que arrumo e lavo tudo, que criadas são caras... Muito obrigada pela sugestão... Nós estamos lá...
Patricia Scarpin disse…
Falou em limão já estou na fila para pegar um pedaço!
Neuma disse…
Hum..parece ser delicioso :-)
Com certeza lhe ajudo a traduzir as receitas em sueco p o português. É só perguntar,ok?
Abra§os
Mónica disse…
Não conhecia o seu blog. Muito obrigada por visitar o meu.

Vou ser visita assídua aqui. Gostei muito das suas fotos.

;-)
Romy Almeida disse…
Tb tenho esse bolinho da Anette debaixo de olho :-P

ficou lindo o seu;-)
Anónimo disse…
Um bom fim de semana!!!

Bjinhos
Carlos disse…
Una delicia.
Flor de Sal disse…
Concordo! Eu passo todos os dias no blog da Annete! e também já fiz algumas das suas receitas! Maravilha!
Ana Prazeres disse…
Não tem nada que corar... é tudo sentido! De facto admiro muitissimo o seu blog e agradeço-lhe todas as sugestões que me dá porque são muito uteis... Eu e a luz das fotos, e as luz das fotos e eu, é sempre um drama... Mas esta sugestão da luz natural parece-me bem! Em Mangualde, casa da maezoca, é mais complicado porque o unico espaço que tem luz natural e possibilidade de se tirar fotos está ocupado com a caminha do Óscar e da Vicky(meus gatos lindões, se quiser ve-los estão na secção amiguinhos) em lisboa já tenho mais espaço. Vou de facto experimentar!!!
Estive 10 anos no agrupamento 299 de Mangualde. É como digo, nós estamos lá! Por acaso não faz anos dia 16 de abril, não? Beijinhos sempre alerta
Sylvia disse…
Que delicia de bolo para o chá. Gostei muito de como ficou o cabeçalho de seu blog
Esse seu bolo é divino, já há variações cá em casa, mas só nas frutas secas, por absoluta falta de material, colocamos nozes em vez de amendas, mas o original fica muito melhor.
Um abraço
Natural Naturalmente - Márcia
http://medicinasnaturais.blogspot.com/
http://comernaturalmente.blogspot.com/