Panna Cotta de Chocolate Branco com Coulis de Flor de Laranjeira - White Chocolate Panna Cotta with a Orange Flower Coulis

Panna Cotta é um simples creme italiano, originalmente da região do Piemonte. A sua tradução quer dizer literalmente, "nata cozida". Hoje em dia já não será correcto utilizar este termo, porque a nata já não é cozida. Na base da receita original eram utilizados ovos, (que hoje em dia foram substituídos por gelatina) como agente espessante, dai a necessidade de efectuar a cozedura das natas com os ovos.

Até meio do século passado, esta era uma receita praticamente desconhecida, apenas se tornando popular na segunda metade do século XX. Historicamente a Panna Cotta era comida simples ou adoçada com frutas ou avelãs. Hoje em dia pode ser servido com amoras silvestres, caramelo, calda de chocolate, Coulis de frutas, etc. Semelhantes versões deste prato também podem ser encontrados na Grécia e na França.

A receita que aqui vos deixo, teve como base uma parecida que está no blog da Leonor Bastos e que merece ser visitado por todos, sem excepção...!


Ingredientes: (10 formas de 50ml)


Panna Cotta

- 140g de chocolate branco
- 3 folhas de gelatina
- 1 vagem de baunilha
- 50g de açúcar branco
- 100ml de leite
- 400ml de nata espessa

Gelatina de Laranja

- 350ml de sumo de laranja
- 6 folhas de gelatina

Coulis de Flor de Laranjeira

- 200ml de água
- 100g de açúcar
- 50ml de licor flor de laranjeira

Decoração (opcional)

- 10 framboesas
- 50g de chocolate branco

Preparação:

Panna Cotta

Num recipiente, ferva a nata juntamente com o leite, o açúcar e a vagem de baunilha. Retire a baunilha verta as natas sobre o chocolate branco partido em bocadinhos, mexendo até dissolver. Junte as folhas de gelatina previamente demolhadas. Encha as formas já untadas com óleo vegetal e leve a refrigerar por 4 a 6 horas.

Gelatina de Laranja

Molhe um tabuleiro com água e forre com película transparente, sem que fique com vincos. Coloque num recipiente as folhas de gelatina a hidratar num pouco de sumo de laranja e leve o restante sumo ao lume até ferver. Coar o sumo e misturar com a gelatina e o sumo onde foi hidratada. Deitar a gelatina num tabuleiro e levar a refrigerar até que esteja firme. Cortar a gelatina com o formato desejado (pode ser feito com um molde para bolachas) e colocar no topo da panna cotta desenformada.

Coulis de Flor de Laranjeira

Numa panela coloque a água, o açúcar e o licor de flor de laranjeira e leve ao lume (baixo) até ficar no ponto. Deixe arrefecer à temperatura ambiente ou no frigorífico e utilize a gosto.

Nota de Prova:


Imprimir a Receita
Enviar um comentário