Bolo de Mel em Cofre de Chocolate de Leite

Panna Cotta de Chocolate Negro, Toffee de Laranja e Creme de Café, decorado com Florentines

Panna Cotta de Chocolate Negro, Toffee de Laranja e Creme de Café, decorado com FlorentinesDe todas as receitas de sobremesas da região italiana do Piemonte, a Panna Cotta é talvez a mais conhecida de todas, com o não menos delicioso Bonet, provavelmente em segundo lugar (o nome significa espécie de boné, em português, graças à sua apresentação).
Sendo o Piemonte um das maiores regiões produtoras de vinho da Itália e do mundo, recomenda-se acompanhar esta sobremesa com um espumante da região, ou seja, um Rosé Alta Langa ou um Asti.
Bom Ano.





 

Ingredientes:

Panna Cotta de Chocolate Negro, Toffee de Laranja e Creme de Café, decorado com Florentines
Panna Cotta de Chocolate Negro:
- 70g de chocolate negro
- 2 folhas de gelatina
- 1 vagem de baunilha
- 25g de açúcar branco
- 50ml de leite
- 200ml de nata espessa (min. 30% m.g.)

Toffee de Laranja:
- 100ml de nata espessa (min. 30% m.g.)
- 75g de açúcar
- Raspa de 1/2 laranja grande

Creme de Café:
- 150ml de café expresso frio
- 100ml de nata espessa (min. 30% m.g.)
- 50g de açúcar
- 2 folhas de gelatina

Panna Cotta de Chocolate Negro, Toffee de Laranja e Creme de Café, decorado com FlorentinesFlorentines:
- 1 3/4 Chávenas de amêndoas laminadas
- 3 Colheres de sopa de farinha

- Raspas da casca de 1 laranja (cerca de 2 colheres de sopa)
- 1/4 Colher de chá de sal fino
- 3/4 de Chávena de açúcar 

- 2 Colheres de sopa de natas
- 2 Colheres de sopa de mel
- 5 Colheres de sopa de manteiga sem sal
- 1/2 Colher de chá de baunilha



 Preparação:

- Panna Cotta de Chocolate Negro:
Num recipiente, ferva a nata juntamente com o leite, o açúcar e a vagem de baunilha. Retire a baunilha verta as natas sobre o chocolate negro partido em bocadinhos, mexendo até dissolver. Junte as folhas de gelatina previamente demolhadas. Encha os copos e leve a refrigerar por 4 a 6 horas.

- Toffee de Laranja:
Num recipiente caramelizar o açúcar em seco (levar o açúcar ao lume e mexer até que caramelize). Misturar a nata quente (a nata deve estar quente para que não salpique). Adicionar a raspa de laranja e refrigerar até que esteja completamente frio. Repartir o toffee pelos copos de panna cotta.

- Creme de Café
Mergulhe as folhas de gelatina em água fria até ficarem macias. Aqueça metade do café e adicione o açúcar, em seguida, mexa até dissolver. Esprema a água das folhas de gelatina, adicione ao café quente e mexa até dissolverem por completo. Juntar o restante café frio e deixar arrefecer antes de adicionar aos copos.

- Florentines:
Preaqueça o forno a 180º C. Forre um tabuleiro com papel vegetal. Triture as amêndoas (eu utilizei as amêndoas apenas laminadas) até que fiquem finamente picadas. Numa tigela pequena, misture as amêndoas, as raspas de laranja, a farinha e o açúcar, reserve. Numa panela média, derreta a manteiga e adicione as natas, o mel e baunilha à manteiga derretida. Junte os ingredientes secos na mistura de manteiga derretida e envolva bem. Com uma colher de chá retire pequenas porções do preparado e disponha no tabuleiro. Leve ao forno durante aproximadamente 10 minutos ou até estarem finos e dourados. Retire e deixe arrefecer na folha de papel vegetal durante 5 a 10 minutos. Retire e deixe arrefecer completamente, antes de decorar os copos.


Imprimir a Receita

Comentários