Pãezinhos - Small loaves

Andava com vontade de fazer qualquer coisa (pão) sem ter de utilizar a minha tão estimada máquina. Como ela não coze o dito com a forma de pequenas bolas, decidi desenvolver toda a receita, fazendo de conta que ela não existia, à moda antiga.
Estas pequenas bolas, são o ideal para levar para o emprego durante a semana e reconfortar o estômago ao lanche. À hora que escrevo este post, já só vamos poder lanchar até quarta-feira e temo que amanhã a esta hora o lanche de terça já seja novamente um iogurte e uma peça de fruta. Bem vistas as coisas até é capaz de ser mais saudável assim!

Ingredientes:

- 1 chávena de leite
- 1 copo de água
- 2 colheres de sopa de açúcar
- 2 colheres de sopa de manteiga
- 1 1/2 colher de chá de sal
- 5 1/4 chávenas de farinha
- 2 1/4 colheres de chá de fermento
- 1 gema de ovo
- 1 colher de sopa de água

Preparação:

Juntar numa panela o leite, 1 1/2 chávena de água, o açúcar a manteiga e o sal. Levar a panela ao lume (muito fraco), apenas até a manteiga derreter. Numa tigela média misturar 3 chávenas de farinha com o fermento. Adicionar aos poucos a mistura da panela que se levou ao lume, batendo muito bem. Amassar tudo numa superfície enfarinhada e até se obter uma massa elástica e lisa, adicionando a farinha necessária. Coloque a massa dentro de uma taça grande, coberta, durante 1 hora. Divida a massa em 12/16 porções, dependendo do tamanho que deseje para os pães e dê-lhes a forma de pequenas bolas. Numa pequena tigela, bata a gema do ovo com uma colher de água e pincele os pães. Leve ao forno a 200ºc , numa forma pulvilhada com farinha, durante 20-25 minutos. Deixe arrefecer um pouco, barre com manteiga e coma. Se no final não sobrar nenhum volte ao principio...!

Nota de Prova:

Imprimir a Receita
Enviar um comentário