Bolo de Mel em Cofre de Chocolate de Leite

Pãezinhos

Andava com vontade de fazer qualquer coisa (pão) sem ter de utilizar a minha tão estimada máquina. Como ela não coze o dito com a forma de pequenas bolas, decidi desenvolver toda a receita, fazendo de conta que ela não existia, à moda antiga.
Estas pequenas bolas, são o ideal para levar para o emprego durante a semana e reconfortar o estômago ao lanche. À hora que escrevo este post, já só vamos poder lanchar até quarta-feira e temo que amanhã a esta hora o lanche de terça já seja novamente um iogurte e uma peça de fruta. Bem vistas as coisas até é capaz de ser mais saudável assim!

Ingredientes:

- 1 chávena de leite
- 1 copo de água
- 2 colheres de sopa de açúcar
- 2 colheres de sopa de manteiga
- 1 1/2 colher de chá de sal
- 5 1/4 chávenas de farinha
- 2 1/4 colheres de chá de fermento
- 1 gema de ovo
- 1 colher de sopa de água

Preparação:

Juntar numa panela o leite, 1 1/2 chávena de água, o açúcar a manteiga e o sal. Levar a panela ao lume (muito fraco), apenas até a manteiga derreter. Numa tigela média misturar 3 chávenas de farinha com o fermento. Adicionar aos poucos a mistura da panela que se levou ao lume, batendo muito bem. Amassar tudo numa superfície enfarinhada e até se obter uma massa elástica e lisa, adicionando a farinha necessária. Coloque a massa dentro de uma taça grande, coberta, durante 1 hora. Divida a massa em 12/16 porções, dependendo do tamanho que deseje para os pães e dê-lhes a forma de pequenas bolas. Numa pequena tigela, bata a gema do ovo com uma colher de água e pincele os pães. Leve ao forno a 200ºc , numa forma pulvilhada com farinha, durante 20-25 minutos. Deixe arrefecer um pouco, barre com manteiga e coma. Se no final não sobrar nenhum volte ao principio...!

Nota de Prova:

Imprimir a Receita

Comentários

ficaram muito bonitos! :-)

abracos,
Isabel (pipoka) disse…
Está receita é ideal para mim, que não tenho máquina de pão e adoro esse tipo de pãezinhos.
Migas disse…
Os pãezinhos ficaram realmente lindos! Mas quanto ao lanchinho, não há nada que reconforte mais do que um pãozinho...por vezes o iogurte e a fruta não é suficiente para continuarmos o resto da tarde...não acha? E sendo estes caseirinhos, perfeito!
Marizé disse…
Estão realmente lindos.

Que tal a experiência, sem a amiga máquina?

Quando me apetece pão de outras formas, como bolinhas, faço a massa na máquina, e o resto é comigo e com o forno.

Beijocas
Eli disse…
Que lindos!! E você tocou num ponto fraco meu, pois adoro sovar um pãozinho e esses sues estão tão bonitos que não vou resistir em fazer a receita! :)
Esses pãezinhos ficaram irresistíveis. Eu deizei de usar a minha máquina precisamente porque gosto mais dos individuais do que dos de forma. Vou fazer estes com toda a certeza!
Cris disse…
Estes pãezinhos estão lindos!
risonha disse…
um aspecto super apetitoso.. mas eu agora ando mais numa de usar a máquina.. lol
ainda ontem á noite fiz uma receita aqui do teu blog que publicarei em breve, por isso fica atento.
Anónimo disse…
Adoro pão, de todos os jeitos! Quentinho, então... Adorei! Mas falta-me a coragem para sovar massa sem ajuda da máquina... Preguiçosa, eu sei ;)
® disse…
Olá!
Os pães estão com cara de apetitosos..:]
Quentinhos e com manteiga, não há melhor...
Eu sonhando com uma máquina e você usando a força...rs
Quando quiser visitar minha 'cozinha' será uma alegria!
Um abraço...
Anónimo disse…
Lindos! Mais uma receitinha para juntar ao meu caderninho =p
Beijinhos
Ana Prazeres disse…
Ainda se arranja algum para o meu lanchinho de amanhã???
Devem ter ficado fantásticos! Com uma fatiazinha de queijo ou mesmo, sozinhos... Hummmmmmm...
Beijinhos alentejanos
tenho mesmo que experimentar!!! é verdade já disse isso da última vez mas fico cada vez mais tentada!

E ficam mesmo perfeitos! ou será mesmo dedicação?!!!

:D
Cláudia disse…
Estes pãezinhos estão lindos,mesmo. Até me inspirou a fazê-los sem minha máquina também.
Coisa rara.

E o manual, conseguiu receber em pdf*, conseguiu abrir? Foi útil. Caso tenha tido problemas posso enviar novamente.
Anónimo disse…
Isso deve ser delicioso eu quero fazer rs